Associação alerta para distribuição de ração envenenada em Muriaé
A Associação Pedido de Socorro Muriaé (PSM) emitiu um alerta, na tarde desta quinta-feira (12), sobre um indivíduo que estaria andando pelas ruas de Muriaé distribuindo uma ração para cachorro que estaria envenenada.
“Recebemos uma alerta neste momento que uma pessoa covardemente está saindo pelas ruas da cidade distribuindo amostras de rações envenenada. Esta pessoa já passou pelo bairro São Francisco e deixou um rastro de destruição. Vários cachorros estão morrendo. Fiquem de olho e cuidem de nossos animais. Caso veja alguém suspeito, acione a policia, pois maus tratos é crime”, diz o alerta.
Uma pessoa que recebeu a amostra falou sobre o caso. “Ontem deixaram duas embalagens de amostra grátis na caixinha dos Correios da minha casa. Ainda bem que minha mãe jogou fora”, afirmou.
O Guia Muriaé tentou entrar em contato com algumas das pessoas que denunciaram o caso nas redes sociais, contudo sem retorno até o momento.
Embora o alerta fale sobre a morte de cães, até o momento não foi confirmada a morte de nenhum animal que tenha se alimentado com tal amostra de ração.
Crime
Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos 5 anos, a Lei permite ao Juiz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.
Fonte: Guia Muriaé, com informações da Tribuna Animal