Coluna da Seliane Ventura – A importância do incentivo à leitura na infância
Na atualidade vemos as crianças empolgadas com qualquer tecnologia. Brinquedos eletrônicos são a sensação. Mas aí surge a pergunta: onde ficam os livros?
Livros infantis, adolescentes, romances, ficção, onde ficam na vida de nossas crianças e adolescentes modernos?
A leitura estimula não só a fantasia, a imaginação, mas também o raciocínio, a criatividade, o senso crítico, a interpretação.
Vemos o hábito de ler se perdendo, o que só posso lamentar, pois é uma ótima alternativa para compartilhar momentos agradáveis com nossas crianças. Momentos esses, de felicidade, que os acompanharão por toda a vida, pois irão compor sua história, além de estímulo cognitivo.
Ler histórias para os pequenos é o primeiro incentivo para que ao crescer, o hábito se mantenha e de hábito passe à paixão, acompanhando-os pela adolescência até a vida adulta.
Será prazeroso para toda família, garanto.
Experimente também, construírem, juntos, livros de histórias, fictícias ou não. Se deliciem com a imaginação que nossos pequenos têm. Faça momentos assim serem constantes em seus lares e notarão a diferença, inclusive nos comportamentos, principalmente com crianças agitadas, inquietas, tímidas. É uma forma delas se expressarem.
Utilizem de todo material disponível. Folhas de ofício, revistas, lápis de cor, canetinhas, tinta, papel picado, algodão. Já comecem a utilizar a criatividade na escolha do material.
Façam a experiência, estimulem seus filhos e todos sairão ganhando, inclusive vocês, pois acredito que todos podem se encantar por uma boa leitura.
Autora: Seliane Ventura – Psicóloga CRP 04/40269 – Psicóloga Clínica e Organizacional, com extensão em Psicologia Hospitalar pela Fundação de Apoio ao Hospital Universitário de Juiz de Fora