Mulheres de Viçosa reivindicam aprovação do projeto de lei ‘Comida de Verdade’

Proposta pretende apoiar o escoamento da produção e fomentar a alimentação de qualidade para a população viçosense

Guia Muriaé no WhatsApp

Para marcar o Dia Internacional de Luta das Mulheres, cerca de 40 mulheres, entre negras, quilombolas, periféricas, com deficiência, trabalhadoras rurais e trabalhadoras domésticas, participaram, na terça (7), de três atividades na Câmara Municipal de Viçosa, cidade da Zona da Mata de Minas Gerais: um banquete, com comidas da agricultura familiar, uma reunião ampliada da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e uma reunião ordinária com os vereadores.

As ações, que contaram com depoimentos das mulheres no plenário, teve o intuito de pressionar o poder público pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 06/2022, conhecido como “Comida de Verdade”. O PL busca apoiar o escoamento da produção de alimentos locais e fomentar a alimentação de qualidade para a população viçosense.

PUBLICIDADE

“Viemos para mostrar o que as mulheres fazem. Elas puderam contar as suas histórias, explicar os processos de produção e as dificuldades que elas têm, mostrando que o projeto de lei Comida de Verdade responde a uma demanda real de comercialização e de reconhecimento da importância do trabalho que elas realizam”, explicou Liliam Telles, coordenadora do Programa Mulheres e Agroecologia do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM).

Militante da Marcha Mundial das Mulheres e técnica do CTA-ZM, Indyra Monteiro destacou em sua fala durante a reunião a necessidade de haver mais políticas públicas direcionadas para as mulheres.

PUBLICIDADE

“Olhar para esse plenário cheio é ver representatividade. São essas mulheres, que representam a maioria da população, que devem ser ouvidas e convidadas a discutir e pensar a cidade. E respeito é muito pouco, queremos política pública”, afirmou.

Agricultura familiar

PUBLICIDADE

Do lado de fora da Câmara Municipal, um banquete, que antecedeu as reuniões com os vereadores, mostrou a diversidade de alimentos produzidos pelas agricultoras do município. Ivanilda Cunha, agricultora familiar e moradora da comunidade rural Córrego dos Nobres, ressaltou a importância do projeto de lei na melhoria das condições de vida das famílias que vivem da agricultura.

“Esse projeto foi para a gente uma felicidade muito grande ali no meio rural. Foi uma luz no fim do túnel, porque a partir do momento que a gente ficou sabendo que ia ter esse projeto, animamos mais a plantar, a colher, incentivamos as pessoas. O pessoal do meio rural não tem preguiça de trabalhar”, disse.

PUBLICIDADE

Viçosa quer comida de verdade

Para Bianca Lima, professora do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFV), o PL Comida de Verdade proporciona para Viçosa uma política que vai além da compra de alimentos.

PUBLICIDADE

“É uma política de geração de trabalho e renda, de trabalho de qualidade, de segurança alimentar e nutricional e, mais do que isso, de desenvolvimento sustentável local. É uma política que pensa em níveis globais, mas age localmente. Tem tudo para dar certo. É uma oportunidade para Viçosa fazer diferente e construir inovações sociais que possam de fato contribuir para o desenvolvimento da cidade”, ressalta a professora.

A vereadora Jamille Gomes (PT), autora do projeto de lei “Comida de Verdade”, avaliou com otimismo a tramitação da proposta. “Os vereadores que compõem a CCJ prometeram seguir discutindo o projeto na Casa, fazendo o possível para que aspectos jurídicos não impeçam a luta das agricultoras, e assim consigamos aprovar o projeto”, disse.

Fonte: BdF Minas Gerais

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/Lcnq5cgWdqz9PXwAd0VEpP
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!