É falso que extintores de incêndio voltarão a ser obrigatórios em carros
Não procede a informação que circula nas redes sobre o assunto. A determinação citada nas postagens é de 2015, e foi revogada naquele mesmo ano
De acordo com apuração do sistema Fato ou Fake, do G1, é falso que extintores de incêndio se tornaram obrigatórios em carros neste ano (2023). A determinação a que se refere a postagem enganosa é antiga, datada de 2015, e foi revogada naquele mesmo ano.
A postagem que circula nas redes usa o trecho de uma reportagem de dezembro de 2014, transmitida pelo telejornal Bom Dia Goiás, da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo. A notícia refere-se a uma exigência para carros de passeio e veículos comerciais leves que não existe mais.
Em 18 de setembro de 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União a Resolução 556, que tornou facultativo o uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas.
Desde então, a falta do equipamento não resulta em multa. Para caminhões, caminhões-trator, micro-ônibus, ônibus e quaisquer outros veículos de transporte coletivo, a instalação de extintores segue obrigatória.
Fonte: Brasil Contra Fake