Escolas estaduais de Minas receberão a visita periódica de policiais militares para prevenir casos de violência
Estratégia para combater a depredação de escolas e agressões físicas praticadas contra alunos e professores, além do número de policiais para colocar em prática a operação, não foram detalhados. Ação acontece depois dos casos registrados em São Paulo e Santa Catarina.
A operação conta com um conjunto de ações integradas para combater a violência e a criminalidade nas proximidades e no interior dos educandários, bem como proteger a comunidade escolar em seu cotidiano, além de fortalecer a relação entre a comunidade escolar e a PMMG, promovendo a participação ativa da sociedade na construção de um ambiente escolar mais seguro e saudável.
Na área da 13ª Região de Polícia Militar, a operação acontece em todos os seus 61 municípios cumprindo seu papel institucional de disseminar uma cultura de paz no ambiente escolar através da Patrulha Escolar, Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e do Programa de Educação Ambiental (Progea), aliado a outros serviços preventivos contidos em seu portfólio.
Em Barbacena, o lançamento da Operação de Proteção Escolar aconteceu em frente à sede do Colégio Tiradentes com o objetivo de intensificar as ações preventivas junto à comunidade escolar priorizando os contatos pessoais com os diretores e os responsáveis pelos educandários afim de repassar dicas de segurança e fomentar a criação de redes de proteção entre as escolas e a Polícia Militar. A operação conta com o emprego dos militares da Base Comunitária Móvel (BCM), Patrulha Rural, Grupo Especializado em Prevenção Motorizada (GPMOR), Instrutores do Proerd e das equipes das frações destacadas.
Fonte: PMMG