Programa Jovem Aprendiz dos Correios tem inscrição prorrogada até 30 de abril
As inscrições para o programa Jovem Aprendiz dos Correios estão abertas até o domingo, dia 30 de abril. Inicialmente, o processo de inscrição se encerraria no último dia 21. Ao todo, estão abertas 4.382 vagas que serão distribuídas nas cinco regiões do país.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site dos Correios: https://prosel.correios.com.br/concursos/detalharconcurso/1208. O jovem poderá acompanhar o processo de inscrição pelo mesmo portal.
As vagas de trabalho são destinadas às áreas de aprendizagem de assistente administrativo, logística e também visam a formação de cadastro reserva.
Em relação à política de cotas, é importante destacar que 20% das vagas são destinadas às pessoas autodeclaradas pretas e pardas e 10% para pessoas que possuem algum tipo de deficiência.
Segundo o edital do processo seletivo, o sistema de pontuação do programa Jovem Aprendiz leva em consideração a renda familiar em que o jovem está inserido, idade, tipo de instituição de ensino em que estuda e participação do jovem em projetos sociais.
Para acessar o edital que contém todas as demais informações sobre o processo seletivo do programa Jovem Aprendiz, acesse este link.
E se eu for selecionado?
Caso passe da primeira fase, o jovem deverá comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. Se aprovado, na sequência, o jovem deve realizar o exame admissional e por fim, será contratado. Vale ressaltar que todas as etapas do processo seletivo são eliminatórias.
É importante salientar que no momento da contratação, o jovem deve ter entre 14 e 21 anos completos. Além disso, deve estar cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental.
O regime de trabalho é de 20 horas semanais divididas entre atividades teóricas e práticas. Ou seja, o jovem aprendiz selecionado pelos Correios irá trabalhar quatro horas por dia durante os cinco dias da semana.
A jornada de trabalho deve ser realizada no turno da manhã ou da tarde, no turno inverso ao da escola.
Quanto ao salário, os jovens receberão por hora o valor correspondente ao salário mínimo regional somado de vale-transporte, vale-refeição ou vale-alimentação e uniforme.
Fonte: Brasil de Fato