Criança é picada por escorpião escondido em calçado
Caso aconteceu na tarde desta terça-feira (2) no Centro da cidade de Rio Novo. Vítima recebeu os primeiros socorros e foi transferida para Juiz de Fora.
Uma menina de 10 anos foi picada por um escorpião na tarde de terça-feira (2) em Rio Novo, segundo informações da Secretaria de Saúde da cidade. O incidente ocorreu na casa da avó da criança, localizada na Rua Dona Rita, no centro da cidade. O animal teria sido encontrado em um calçado.
A menina foi atendida em uma unidade de saúde local e transportada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para Juiz de Fora. Durante a transferência, a garota apresentou vômito e sudorese e recebeu um bloqueio anestésico, conforme a assessoria do Samu. O secretário de saúde de Rio Novo, Pablo Carpanez, afirmou que a criança estava consciente.
No Pronto Atendimento Infantil (PAI), foi solicitado o soro antiescorpiônico ao setor de soroterapia do Hospital de Pronto Atendimento Dr. Mozart Teixeira (HPS). Não há atualizações sobre o estado de saúde da vítima.
Para evitar o aparecimento de escorpiões, recomenda-se rebocar os muros das casas para evitar frestas, remover folhas secas em casas com jardins e armazenar bem o lixo orgânico. Telas devem ser colocadas em todos os ralos, a caixa de gordura deve ser mantida limpa e bem fechada, e proteções devem ser instaladas na soleira da porta para evitar a entrada do animal.
Em caso de picada, é importante lavar o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde de emergência. Também é recomendável colocar uma compressa de gelo para aliviar a dor local. Se possível, é aconselhável levar fotos do animal para que seja feito o tratamento adequado. Quando um escorpião é encontrado na residência, é recomendável isolá-lo em um pote e ligar para o Corpo de Bombeiros (193).
Fonte: Guia Muriaé