Coluna do Henrique Varella – A gente quer comida, diversão e arte
Entre muitas religiões uma festa ou festival é uma série de celebrações em honra de Deus ou deuses. Uma festa e um festival são historicamente trocáveis ou mutáveis. Contudo, o termo “festa” também introduziu a conversação comum como um sinônimo de qualquer grande refeição ou jantar elaborado. Quando usado como na significação de um festival, muitas vezes refere-se a um festival religioso e não um filme ou festival de arte. Um festival pode tratar de vários assuntos diferentes. Existem também os festivais sazonais, da qual acontecem em diferentes estações do ano, ou de acordo com o calendário lunar e solar. Para os antigos, um festival era sinônimo de entrelaçar famílias e pessoas a fim de se conhecerem, e até mesmo para encontrar um companheiro.”
Dentre os exemplos de festivais muito conhecidos no Brasil, estão: Festival de Gramado, Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival Artipura, Oktoberfest etc.
Dos dias 05 a 08 de junho, Pirapanema, distrito de Muriaé, realizará sua 4º edição do Gastronomia da Serra, um evento que envolve além de gastronomia também música, artesanato, esportes radicais, passeios ecológicos e por ai vai… O que para algumas pessoas já chega ser a melhor de todas as festas da cidade, atualmente “a única imperdível”, é o que dizem por ai… Pudera, quem pode participar um pouco que seja dos bastidores da organização do evento vê que o carinho e dedicação dos produtores culturais da prefeitura explica esse sucesso. Confira todos detalhes do festival aqui.
É a nossa primeira vez em festivais, a minha pessoal e a do Oswaldinha também. Nossa equipe quer acreditar que está pensando em todos os detalhes para que essa estreia seja com o pé direito, vamos documentar em áudio e vídeo nossos dias em Pirapanema e convidamos a todos para fazerem parte desse momento. Levaremos nossa deliciosa rabada e toda sua equipe dos melhores ingredientes da casa.
“A palavra fest deriva do inglês médio, do francês médio e da palavra latina festivus. Festival foi primeiro registrado como um substantivo em 1589. Antes que tivesse sido usado como um adjetivo desde o século XIV, a significação era celebrar feriados da igreja. A festa primeiro entrou em uso como um substantivo por volta de 1200, e a festa foi usada como um verbo por volta de 1300. Um festival é uma ocasião especial de festejar ou celebrar, que é normalmente religiosa. Podem haver muitos tipos diferentes de festival, como Halloween e Natal.
Certas instituições comemoram anualmente eventos especiais significativos para a sua história. Estas instituições são geralmente institutos educacionais, tais como colégios e secundária superior, secundário, ou escolas secundárias. Estas festas são usualmente chamadas de “fests”. Um exemplo deste tipo de fest é Saarang em IIT Madras, Chennai.
“Festivais gastronômicos são eventos que visam apresentar suas tradições, culturas e manifestações típicas através da culinária, visando o prazer e não apenas a satisfação alimentar daqueles que o visitam.” Disponível em Wikipédia.
É o que desejamos fazer e desejamos que façam com sucesso todos que irão participar. Bom festival a todos! Nos vemos lá!
Autor: Henrique Caldas Varella – Chef de cozinha no Restaurante Oswaldinha Gastronomia, formado pela Faculdade Estácio de Sá – BH