Viçosa recebe o título de capital estadual do doce de leite em Minas Gerais
Com a lei, a cidade poderá explorar de forma mais abrangente o turismo gastronômico. No ano passado, outro projeto que reconhecia o processo de fabricação do Doce de Leite Viçosa como de relevante interesse cultural do estado também se tornou lei.
Nesta terça-feira (9), foi publicada, no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, a Lei 24.218/2023 que confere à cidade de Viçosa, o título de Capital Estadual do Doce de Leite.
A lei já está em vigor e a iniciativa foi do deputado estadual Coronel Henrique, através de solicitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
Para a secretária, Rita Rodrigues, essa é uma conquista de grande importância para Viçosa, pois valoriza a história e a cultura do município, incentivando e incrementando, cada vez mais, o turismo em nossa cidade. “Em Viçosa há diversos produtores de leite e, diante disso, reconhecer esse título de forma estadual, torna-se tão imprescindível “, reforçou a secretária.
Em suas redes sociais, o deputado Coronel Henrique ressaltou que com a lei, a cidade poderá explorar, de forma mais abrangente, o turismo gastronômico ampliando a economia da cidade.
História
O Doce de Leite tradicional Viçosa é produzido desde 1980. Por sua alta qualidade, foi considerado como o “Melhor doce de leite do Brasil”, segundo o concurso Nacional de Produtos Lácteos, o mais conceituado do país, que premia Viçosa desde a sua primeira participação no Concurso, em 2000. O doce Viçosa é uma pedida irrecusável para os amantes de doces. Quem prova não esquece jamais!
Fonte: PMV