Jovem de Lajinha conquista emprego em cooperativa após curso do Senar Minas
“Fiquei muito feliz quando fui chamado para trabalhar na cooperativa. Ter o curso do Sistema Faemg Senar no currículo foi muito importante para mim”. O depoimento é do jovem André Miller, de 20 anos, contratado este ano como auxiliar de Laboratório de Café na cooperativa Coocafé, em Lajinha, na região das Matas de Minas.
André participou do curso de Classificação e Degustação de Café oferecido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Lajinha e Sistema Faemg Senar no final de 2022. “Ele é um exemplo dos muitos jovens que já se destacaram e mostram o sucesso e os bons frutos do trabalho que estamos desenvolvendo em Lajinha com compromisso, competência e dedicação”, comentou o presidente do Sindicato, Júlio Hybner.
O instrutor do curso, Leandro Silveira destacou que “ele foi muito bem no treinamento, mostrando potencial e perfil para atuar na área”. A agente de desenvolvimento rural (ADR) do Sindicato de Lajinha, Micheline Almeida explicou que a cooperativa é parceira da entidade em diversas ações e treinamentos e há cerca de dois anos busca indicações de profissionais egressos dos cursos.
“O André é um dos muitos casos de sucesso que temos visto. A parceria está trazendo grandes resultados e transformando a vida de muitos produtores rurais e colaboradores da Coocafé. É gratificante ver o desenvolvimento dessas pessoas”.
Micheline destacou que a demanda por cursos como Classificação e Degustação e Torra de Café é crescente. “Essas capacitações oferecem uma base muito boa. Quem se aperfeiçoa tem grande chance de entrar no mercado de trabalho, porque a principal atividade econômica da nossa cidade e da região é o café”.
André foi uma das pessoas que buscaram o Sindicato em busca do treinamento na área. Ele contou que antes do emprego na Coocafé, trabalhava nas lavouras de café e já se interessava pela atividade além da lida no dia a dia da produção. “Um amigo fez o curso, achei interessante e procurei o Sindicato para fazer também. Foi muito proveitoso, aprendi o básico e tirei todas as dúvidas com o professor”.
“Fico feliz e satisfeito ao ver o Sistema Faemg Senar contribuindo para que jovens tenham oportunidades”, comentou o instrutor Leandro Silveira que conduziu o treinamento e indicou o jovem para a vaga de emprego.
“Sou muito grato ao Sistema Faemg Senar por disponibilizar os cursos presenciais e nas plataformas online. Ajuda bastante a quem quer trabalhar no agro. Ter conseguido o emprego foi muito bacana e continuo aprendendo com a experiencia no dia a dia”, disse André.
O jovem contou que está fazendo um curso técnico em agropecuária e pretende fazer mais treinamentos do Sistema Faemg Senar. “Eu busco conhecimento e qualificação para ser um bom profissional. Tudo que a gente aprender é bom para nós mesmos no presente e no futuro”, concluiu.
Fonte: Senar