Viagem de BH a Governador Valadares custará até R$ 80 na ‘nova’ BR-381; entenda
Trecho terá cinco praças de pedágio, localizadas nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaraguaçu, Belo Oriente e Governador Valadares; preço deverá ser entre R$ 11 e R$ 16
Foi publicado o edital de concessão do trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, conhecido como “Rodovia da Morte”.
O leilão está marcado para o dia 24 de novembro, e estão previstas cinco praças de pedágio ao longo do trecho, que deverão custar entre R$ 11 e R$ 16 cada. As tarifas serão diferenciadas para pistas simples e duplas, com desconto para usuários com TAG e um sistema de Desconto de Usuário Frequente.
A rodovia, uma das mais movimentadas e perigosas do país, terá investimentos previstos de mais de R$ 10 bilhões ao longo de 30 anos de concessão. Nos dois primeiros anos, serão investidos cerca de R$ 1,1 bilhão para recuperação e requalificação do pavimento, melhoria da sinalização e realização de obras iniciais.
Após esses trabalhos, está prevista a duplicação de 134 km da rodovia, implantação de faixas adicionais e vias marginais, travessias de pedestres, paradas de ônibus, passagens de fauna, dispositivos de retorno e rotatórias, correções de traçado, entre outras melhorias para segurança viária.
A retirada da BR-262 da concessão, tanto na parte mineira quanto na capixaba, foi uma das principais diferenças deste edital em relação a processos anteriores. Essa alteração permitiu um projeto mais otimizado, com um mecanismo de proteção para lidar com os riscos geológicos do trecho montanhoso.
A expectativa é de que o novo contrato traga equilíbrio entre os investimentos e a tarifa de pedágio, incentivando a conclusão das obras de duplicação. O processo de concessão busca uma empresa com capacidade técnica e financeira para executar e concluir as melhorias na rodovia.
A comunidade local, representada pelo movimento Nova 381, está esperançosa com as mudanças propostas e aguarda a escolha da empresa ganhadora do leilão para garantir que as obras sejam realizadas de forma eficiente e segura.
Linha do tempo da Rodovia da Morte
1952 – A estrada entre Belo Horizonte e João Monlevade é pavimentada
1990 – A duplicação da parte norte da BR-381 começou com a lei nº 9.277/96, que transferiu os bens da União para os estados.
1998 – O governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, firmou um acordo com o então presidente Fernando Henrique Cardoso, estabelecendo que o estado seria responsável pela duplicação entre Belo Horizonte e João Monlevade, além da construção de uma terceira faixa até Ipatinga. Os recursos seriam provenientes da privatização recente da Vale do Rio Doce.
2009 – No segundo mandato do presidente Lula, a duplicação desse trecho foi incluída na fase dois do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
2014 – A primeira ordem de serviço para a duplicação foi emitida durante o governo de Dilma Rousseff. A rodovia foi dividida em 11 lotes, dos quais sete foram licitados.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal O Tempo