Após calorão, Minas tem mais de 500 cidades em alerta para queda de temperatura e vendaval
A previsão de queda de temperatura abrange áreas como Belo Horizonte e Região Metropolitana, Central Mineira, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Oeste, Sul, Sudoeste, Noroeste de Minas, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A lista completa dos municípios afetados pode ser consultada ao final desta reportagem.
De acordo com o Inmet, a partir desta quinta-feira (13), uma frente fria se formará e avançará rapidamente em direção à região Sudeste, intensificando os ventos nas regiões Sul, Sudeste e Oeste de Minas Gerais, além de aumentar a nebulosidade durante a noite nessas áreas.
O instituto ainda destaca que na madrugada de sexta-feira (14), uma massa de ar frio pós-frontal atingirá o Sul de Minas, resultando em um declínio acentuado da temperatura pela manhã.
Além da queda de temperatura, o Inmet prevê chuvas intensas, com volume entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e possíveis rajadas de vento entre 60 e 100 km/h até a manhã de sexta-feira (14).
As regiões metropolitanas de Belo Horizonte, o Vale do Rio Doce, o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba, a Zona da Mata, o Campo das Vertentes, o Vale do Jequitinhonha, as regiões Noroeste, Norte, Oeste, Sul e Sudoeste de Minas estão sob alerta para as chuvas intensas.
Entre as cidades em alerta, estão Muriaé, Leopoldina, Cataguases, Viçosa, Ubá e demais municípios da região.
O Inmet ressalta que há risco de ocorrência de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas devido às condições climáticas adversas.
Orienta-se à população que esteja atenta aos avisos das autoridades competentes e adote as medidas de precaução necessárias para garantir sua segurança diante dessas condições climáticas adversas.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Hoje em Dia