Inmetro alerta: cuidado com os falsos fiscais
Não caia em golpes: fiscais do Inmetro e órgãos delegados não fazem fiscalizações em residências
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recebeu informações sobre pessoas mal-intencionadas que estão utilizando uniformes, crachás e documentos falsificados, alegando serem fiscais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para entrar em residências e aplicar golpes como a venda de kis para gás de cozinha.
Fique atento:
1 – Os fiscais do Inmetro e de seus órgãos delegados nos Estados NÃO fazem fiscalizações, reparos ou vendas de produtos em residências. A atuação é restrita a indústrias e estabelecimentos comerciais. Caso você receba alguém em sua casa alegando ser do Inmetro, é golpe! Não receba e chame a polícia, para se manter em segurança.
2 – Os falsos fiscais têm solicitado pagamentos em dinheiro, pix ou cartão para evitar supostas multas ou autuações. O Inmetro esclarece que nunca realiza cobranças em campo e que todas as taxas e multas são recolhidas via pagamento de GRU e podem ser verificadas em nossos canais oficiais.
3 – Caso um fiscal do Inmetro visite uma empresa ou estabelecimento para fiscalização, é assegurado o direito de o responsável solicitar a apresentação de documentos oficiais e entrar em contato com a unidade do Inmetro responsável pela fiscalização (os Institutos de Pesos e Medidas).
Ao suspeitar de qualquer irregularidade ou abordagem suspeita, chame a polícia (190) e denuncie à Ouvidoria do Inmetro, pelo telefone 0800 185 1818 (segunda a sexta, das 9 h às 17 h) ou pelo site www.gov.br/inmetro/ouvidoria.
Reiteramos nosso compromisso com a transparência, integridade e responsabilidade em nossa atuação. Estamos empenhados em combater esse tipo de fraude e em garantir a segurança e confiança em nossos serviços.
Fonte: Rafael Cavalcanti / Divisão de Comunicação Social (Dicom)