Rosário da Limeira recebe Projeto “Chega Mais, Comunidade!”
A cidade de Rosário da Limeira recebeu a sua primeira edição do Projeto “Chega Mais, Comunidade!” de 2023, uma iniciativa da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) que compõe as ações do Programa de Educação Ambiental (PEA) da empresa.
Realizado no último sábado, dia 2, na quadra poliesportiva da Escola Municipal Maria Auxiliadora Guarçoni Benini Bonato, o evento levou stands com informações sobre os processos da Mineração Sustentável de bauxita da CBA na Zona da Mata mineira. O público infantil ainda pôde aproveitar atividades recreativas e apresentação de teatro com temáticas de educação ambiental do Grupo Anima, com direito a pipoca, algodão-doce e brinquedos diversos.
O objetivo do projeto é despertar a consciência ambiental e sensibilizar o público-alvo para a importância de se adotar novos comportamentos e atitudes sustentáveis, analisando contextos das operações minerárias e da política de gestão ambiental da CBA. A ideia é transformar integrantes da própria comunidade local em agentes de processo para a mudança de hábitos e de posicionamentos em prol da preservação ambiental na cidade e em toda a região.
Para o gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade, o contato e a proximidade com as comunidades locais são fundamentais para fortalecer a consciência ambiental. “Para promover a preservação de forma ampla, a atuação em educação ambiental como ferramenta de conscientização é fundamental para mobilizar desde as crianças até os adultos a cuidar do seu meio. Por isso, esse projeto é mais uma importante ação do nosso PEA, que visa fomentar reflexões e transformações que vão além do setor de mineração”, celebra.
Promovida de forma gratuita pela CBA, a ação contou com apoio da Prefeitura de Rosário da Limeira, da Secretaria Municipal de Educação e da equipe da Escola Municipal Maria Auxiliadora Guarçoni Benini Bonato. “O evento realizado pela CBA nos proporcionou um grande momento. Toda a comunidade, incluindo professores, alunos e responsáveis, teve a oportunidade de observar, questionar e avaliar a compensação à sociedade e ao meio ambiente oferecida pela empresa, por meio do apoio à manutenção da biodiversidade e recomposição do solo”, destaca a Secretária de Educação de Rosário da Limeira, Meiry Cristina Vieira.
Fonte: CBA