Anatel libera sinal de telefonia 5G para Muriaé e Ubá
A instalação do serviço, porém, depende do planejamento das operadoras.
A partir da próxima segunda-feira, 18 de setembro, a faixa de 3,5 GHz estará liberada para a ativação de estações de 5G em Muriaé e Ubá, além de outros 210 municípios brasileiros.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) destaca que essa liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação antecipada de estações de quinta geração depende do planejamento individual de cada prestadora.
Operadoras que adquiriram lotes nesta faixa poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações da quinta geração de dados móveis. Cataguases pode ser o próximo município desta lista a ser beneficiado com a nova tecnologia já que todas as adaptações legais para receber o serviço foram providenciados pelo Executivo que, inclusive, aprovou no Legislativo Municipal uma legislação específica para este fim.
No total, já são 2.024 municípios em que a faixa de 3,5 GHz foi liberada, onde vivem mais de 150 milhões de brasileiros – cerca de 70% da população do País. Das 212 cidades em que a faixa será liberada, 110 ficam localizadas no Paraná; 55 no Rio Grande do Sul; 18 no Rio de Janeiro; 14 em Minas Gerais; 10 em Santa Catarina e 5 no Espírito Santo. Importante ressaltar também que, com essa liberação, todos os municípios do Rio de Janeiro já possuem a faixa do 5G liberada.
A liberação foi anunciada na tarde desta quarta-feira (13) em coletiva de imprensa realizada na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília (DF), após a 22ª Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
No entanto, as liberações são importantes para garantir que, com o cumprimento das obrigações do Leilão do 5G, os benefícios da quinta geração de dados móveis cheguem ao maior número possível de brasileiros, segundo avaliação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho. “As vantagens do 5G vão muito além do uso de dados pelos cidadãos em seus dispositivos móveis. A segurança, a educação, a saúde e muitos outros serviços públicos são impulsionados pelo 5G, além, claro, dos inúmeros avanços para a indústria.”
Fonte: Ministério das Comunicações