Exposição de réplicas de Portinari termina esta semana em Muriaé
Será finalizada, neste sábado (21), a exposição “O Brasil de Portinari”, em cartaz na Galeria Mônica Botelho, no Centro Cultural e Turístico Regional Dr. Pio Canêdo, no Grande Hotel Muriahé, desde o dia 23 de maio.
Ao todo, 32 réplicas, impressas em alta qualidade, estão à mostra, representando, com grande fidelidade, quadros que, dificilmente, poderiam ser apreciados pelo público em geral, pois se encontram em coleções particulares e de acesso restrito. Entre as peças expostas, destacam-se “Futebol”, “Denise a cavalo”, “Chorinho”, “A Primeira Missa” e “Os meninos de Brodowski”.
Vale ressaltar que o Grande Hotel Muriahé estará fechado nesta quinta (19) e sexta-feira (20), devido ao feriado e ao recesso. A galeria será reaberta no sábado, a partir das 08h, funcionando até o meio-dia. A visitação é gratuita e pode ser feita com auxílio de monitores, preparados para apresentar as peças e esclarecer dúvidas sobre Portinari e seu trabalho.
Ao longo de quase um mês, “O Brasil de Portinari” recebeu milhares de visitantes espontâneos, além de grupos – de escolas, instituições e projetos – previamente agendados para visitas guiadas.
De acordo com a superintendente da Fundarte, Gilca Napier, a exposição foi um verdadeiro sucesso e um grande presente para Muriaé e demais cidades da região, que puderam conhecer um pouco mais sobre este ícone do Modernismo Brasileiro, que tão bem representou – e ainda representa – nosso país em todo o mundo.
O Brasil de Portinari
A mostra é fruto da dedicação e pesquisa, ao longo de mais de duas décadas, do “Projeto Portinari”, e aborda temas que retratam a alma de uma nação a partir do universo de cinco mil obras do pintor, nascido em 30 dezembro de 1903, numa fazenda de café em Brodoswki, no estado de São Paulo.
“O Brasil de Portinari” é um evento do Circuito Cultural Grande Hotel em parceria com o Projeto Portinari, o Ministério da Cultura, o Governo de Minas, a Prefeitura de Muriaé e a Fundação de Cultura e Artes (Fundarte).
Mais informações pelo telefone (32) 3729-1059.
Fonte: CCGHM