Obra da Avenida Silvério Campos destinará esgoto para a ETE Safira, em Muriaé
Com recursos próprios, o Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) tem realizado importantes obras e ações em Muriaé. Investimentos em esgotamento sanitário, drenagem pluvial, abastecimento de água e coleta de lixo são serviços essenciais que elevam o nível de saúde da população beneficiada gerando maior expectativa de vida e consequentemente maior produtividade.
Cumprindo um cronograma fixado no segundo semestre de 2013, a despoluição da bacia do córrego Santa Rita é um exemplo claro do investimento da autarquia que no momento executa uma importante obra na Av. Silvério Campos que objetiva coletar e destinar para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Safira grande parte dos esgotos dos bairros Planalto e Safira que era lançado neste referido córrego, obra esta orçada no valor de R$ 70.194,16.
Ainda dentro deste cronograma, já está previsto para o primeiro semestre de 2015 a troca de toda rede principal de esgoto da Rua Amaro Goulart, bairro João XXIII. Somente nesta rua serão substituídos 590m de rede, no total serão mais de 1 km de extensão de obras somente neste bairro. Já para o primeiro semestre de 2015 está a troca da rede de esgoto da Rua José Augusto de Abreu, Safira, pegando parte da rede do bairro Planalto. Serão mais 357 m de redes onde o esgoto será coletado e destinado para a ETE Safira.
Ao cumprir com este cronograma em 2015, o DEMSUR estará tratando 80% a 90% do esgoto gerado nesta região, ao despoluir a bacia do Córrego Santa Rita beneficiará população e o Rio Muriaé, fonte de recurso hídrico, contribuindo para sua conservação e preservação. O valor atualizado da obra é cerca de R$ 230.000.00.
Fonte: DEMSUR