Prazo para inscrição em concurso com quase 7 mil vagas termina dia 9; provas em Muriaé e JF
Inscrições devem ser feitas no site da Fundação Cesgranrio. Edital publicado com vagas de níveis médio, técnico e superior. Provas em maio de 2024.
Faltam poucos dias para encerrar o prazo de inscrição no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Interessados têm até o dia 9 de fevereiro para se candidatar a uma das mais de 6,6 mil vagas no serviço público federal – 5.948 de nível superior e 692 de nível médio.
As inscrições devem ser feitas por meio do site da Fundação Cesgranrio, e custam R$ 60 para os cargos de nível médio e R$ 90 para os de nível superior. É necessário, ao candidato, estar inscrito na plataforma gov.br.
Os organizadores já contabilizam mais de 1 milhão de inscrições, e a provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em 220 cidades distribuídas por todas as unidades federativas.
Para se inscrever, o candidato precisa, primeiro, escolher um entre os oito blocos temáticos do concurso. Na sequência escolhe os cargos de seu interesse, dentro do mesmo bloco temático, e colocá-los na ordem de preferência – primeiro entre os cargos e, na sequência, entre as especialidades.
Os editais dos oito blocos temáticos, com todos os requisitos necessários, estão disponíveis em site específico do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O telefone de suporte para esclarecimento de dúvidas sobre os editais, disponibilizado pela banca examinadora – a Fundação Cesgranrio – é 0800 701 2028. O funcionamento é de 9h às 17h, todos os dias da semana, inclusive, fins de semana e feriados.
Saiba mais sobre o Concurso Público Unificado (CNU)
Com 8 editais divididos por blocos temáticos, o Concurso Nacional Unificado (CNU) contempla oportunidades de níveis médio, técnico e superior, abrangendo uma variedade de especialidades.
As provas, agendadas para maio de 2024, serão aplicadas em mais de 200 cidades por todo o país, incluindo Muriaé e Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.
Órgãos Participantes:
- Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
- Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO)
- Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)
- Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)
- Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)
- Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
- Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)
- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)
- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
- Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI)
- Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI)
- Ministério da Saúde (MS)
- Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
- Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
- Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC)
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
- Ministério da Educação (MEC)
- Ministério dos Direitos Humanos (MDHC)
- Advocacia-Geral da União (AGU)
- Ministério dos Povos Indígenas (MPI)
- Ministério da Cultura (MinC).
Como Funciona o Concurso Nacional Unificado:
O CNU, conhecido como “Enem dos concursos”, permite que o candidato concorra a mais de um cargo, desde que estejam dentro do mesmo bloco temático. Os blocos temáticos representam grupos de cargos com afinidade nas áreas de atuação governamental, e o candidato pode concorrer a todos os cargos dentro do bloco escolhido.
As etapas incluem escolher o bloco temático de preferência, o cargo, a ordem de preferência dos cargos no bloco, a especialidade e, por fim, realizar a inscrição dentro do cronograma estabelecido.
Blocos Temáticos do CNU:
- Infraestrutura, Exatas e Engenharia
- Tecnologia, Dados e Informação
- Ambiental, Agrário e Biológicas
- Trabalho e Saúde do Servidor
- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
- Setores Econômicos e Regulação
- Gestão Governamental e Administração Pública
- Nível Intermediário
Os interessados devem se atentar aos prazos e requisitos específicos para cada cargo e bloco temático. A participação no CNU oferece aos candidatos a chance de concorrer a uma ampla gama de oportunidades de carreira no serviço público federal.
Fonte: Agência Brasil