PM prende em favela do RJ líder de grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas em Manhuaçu
Eduardo Lourenço Marques, mais conhecido como Dudu, de Manhuaçu e considerada a 4ª liderança criminosa mais procurada de Minas Gerais, foi preso na Vila Pinheiro, Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.
A Operação Jeremias 23:24 foi desencadeada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro (SSINTE), Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (BOPE) e Ministério Público da Comarca de Manhuaçu.
O 11° Batalhão de Polícia Militar estava à frente das diligências dessa operação há vários meses, em conjunto com o MP, SSINTE e PMERJ, visando prender o chefe do tráfico de drogas que atuava no bairro Santana, em Manhuaçu, e outras localidades. As informações de inteligência davam conta que o criminoso, que consta na lista dos mais procurados de Minas Gerais, estava foragido no complexo da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, área conflagrada e faccionada do TCP (Terceiro Comando Puro), mas era acompanhado pela atividade de inteligência do 11º BPM.
Na madrugada desta quarta-feira, 06/03, com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMERJ o criminoso Eduardo Lourenço Marques, 4ª liderança mais procurada de MG, foi preso na Vila Pinheiro, Complexo da Maré. Uma mulher, esposa do criminoso, também foi presa durante a operação. Os militares apreenderam ainda 01 fuzil.
Por volta das 04h30min, as equipes da Ciaopesp-BOPE , infiltraram no terreno e foram recebidos por disparos de armas de fogo por parte de criminosos armados. Após reagirem a injusta agressão foi localizado um criminoso caído ao solo de posse de um fuzil. O indivíduo baleado foi socorrido ao hospital Getúlio Vargas e a equipe manteve a progressão até o local dos alvos e, ao chegarem no objetivo, conseguindo prender alguns criminosos.
Segundo a PM, Eduardo Lourenço Marques responde na justiça por ser o mandante de diversos homicídios praticados em Manhuaçu, relacionados à disputa entre grupos criminosos ligados ao tráfico de drogas.
O nome da operação faz menção ao versículo 24 do capítulo 23 do livro do profeta Jeremias. “Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu o céu e a terra? diz o Senhor”.
Fonte: Portal Caparaó