Antecipação do 13º de aposentados e pensionistas é REVELADO pelo governo; veja datas
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que antecipará o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas em duas parcelas, com o intuito de impulsionar a economia do país. Cerca de 33 milhões de beneficiários devem ser contemplados com esse adiantamento.
Além dos aposentados e pensionistas, o abono também será destinado a segurados e dependentes da Previdência Social que tenham recebido auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.
Entretanto, idosos acima de 65 anos e pessoas de baixa renda que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não têm direito ao 13º.
Antecipação do 13º: Quando será feito o pagamento?
Tradicionalmente, o 13º salário dos aposentados era pago no segundo semestre do ano. No entanto, em 2023, as parcelas foram antecipadas para maio e junho. Para 2024, o INSS seguirá com a antecipação, programando o pagamento das duas parcelas para abril e maio, seguindo o calendário de pagamentos da Previdência Social.
Como receber benefícios do INSS?
Para aqueles que desejam receber os benefícios do INSS, é necessário cumprir determinados requisitos estabelecidos pela legislação previdenciária. Os benefícios incluem aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte, entre outros.
O processo para solicitar o benefício pode ser realizado presencialmente em uma agência do INSS, mediante agendamento prévio, ou através do site ou aplicativo “Meu INSS”. Alternativamente, é possível fazer a solicitação por telefone, ligando para o número 135.
Uma vez feita a solicitação, a documentação será analisada pelo INSS. Caso o benefício seja concedido, o instituto informará o valor a ser recebido e a data de pagamento ao beneficiário.
Fonte: Guia Muriaé