Gerenciamento de informações é desafio para empresas

Saiba o que é necessário para manter uma boa comunicação interna e superar o problema.

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A comunicação influencia diretamente as operações e o sucesso de qualquer empresa. No entanto, muitas organizações ainda enfrentam desafios para realizar um bom gerenciamento de informações, realidade que pode ser observada nos ambientes corporativos do país.

De acordo com a Pesquisa Tendências da Comunicação Interna 2023, feita pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), em parceria com a Ação Integrada, 51% das empresas do país têm o gerenciamento de informações como um dos maiores desafios para a comunicação interna.




Segundo os responsáveis pelo estudo, a proposta foi esclarecer como é a dinâmica comunicacional nas organizações e trazer clareza a partir dos dados obtidos junto às 163 empresas, de diferentes segmentos, que integraram a amostra da pesquisa.

Outras dificuldades apresentadas pelas empresas foram engajar as lideranças como comunicadores (74%), fazer a comunicação chegar aos públicos operacionais (55%) e comunicar a estratégia e a cultura da organização (54%).




Para superar os desafios, a pesquisa apontou caminhos como: a melhora da experiência com os canais de comunicação, o foco nas prioridades do negócio e a realização de uma comunicação otimizada. Para isso, é preciso adotar ferramentas que facilitem a gestão e a comunicação interna.

Segundo portais especializados em comunicação interna e gestão, uma abordagem promissora é a criação de fluxogramas. Esse tipo de ferramenta facilita a visualização de informações e processos de maneira organizada e clara, o que ajuda a agilizar o trabalho, reduzir custos e desperdícios e tornar a comunicação mais dinâmica e eficiente.




É possível criar um fluxograma rapidamente pela internet, de forma gratuita, mas é necessário entender como a abordagem funciona para aplicá-la e obter o sucesso esperado.

É importante transformar gestores em líderes comunicadores

A comunicação interna é uma estratégia usada pelas organizações como forma de promover a interação e a troca de informações entre colaboradores. A proposta é estabelecer uma comunicação assertiva, organizada e eficiente para favorecer a fluidez do trabalho. Muitas empresas utilizam canais variados para isso, como intranet, rede social corporativa e e-mail.




No lançamento da pesquisa, o diretor de Negócios e Operações da Ação Integrada da Aberje, Thierry Pignataro, afirmou que os coordenadores e líderes imediatos estão valorizando cada vez mais a comunicação interna nas empresas. Reflexo disso tem sido o treinamento de gestores para serem líderes comunicadores e a sistematização de rituais de conversas como as ações mais desejadas pelas empresas, citadas por 25% e 21% delas, respectivamente.

Já sobre o desafio de fazer a comunicação alcançar os públicos operacionais, a pesquisa evidencia que a liderança precisa assumir o seu protagonismo, no sentido de tornar as comunicações mais ágeis e focar na informação essencial.




Assumir um lugar de protagonismo não significa estabelecer uma comunicação vertical, pelo contrário. O levantamento mostra que é importante promover a horizontalização da comunicação. Das empresas entrevistadas, 28% têm planos de promover um programa de influenciadores internos. Além disso, 22% afirmam que vão incentivar programas de “Agentes de Comunicação”, empoderando determinadas áreas da companhia.

Em relação ao gerenciamento de informações, o estudo da Aberje mostrou que muitas informações dadas ao mesmo tempo e para todos os setores levam à desinformação. Para resolver essa questão, é necessário comunicar melhor.




A pesquisa aponta que 78% das companhias estão tomando cuidado para evitar o excesso de informação, enquanto  73% contam com uma agenda para organizar os assuntos ao longo do ano.

Comunicação interna traz mais engajamento, produtividade e transparência

Um relatório produzido pela Gallup, em 2022, revelou que 60% dos profissionais não estavam engajados no próprio trabalho. A qualidade da comunicação interna influencia esse tipo de situação, uma vez que é uma das estratégias usadas pelas organizações para mobilizar a equipe, aumentar a interação entre os profissionais e promover o sentimento de pertencimento.




Nessa esteira, o aumento da produtividade também ganha espaço à medida que a comunicação e o engajamento melhoram. Pesquisa feita pela Bain & Company indicou uma taxa de aumento da produtividade de 44% dos colaboradores que são engajados.

Além disso, quando a comunicação é estabelecida de maneira organizada, estratégica e bem planejada, os processos da empresa são mais transparentes. A transparência das informações pode amenizar problemas como mal-entendidos e fofocas, aumentando o desempenho e o desenvolvimento da companhia no mercado.




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