Saúde libera vacinas da dengue prestes a vencer a pessoas de 4 a 59 anos
Caberá aos municípios decidir como farão ampliação. Doses com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas.
A Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde anunciou uma nova medida para otimizar a utilização das vacinas contra a dengue disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão envolve a ampliação das faixas etárias para a vacinação em casos de doses próximas ao vencimento.
De acordo com a nova orientação, as vacinas com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos, ficando a critério dos municípios a distribuição das doses remanescentes. Para garantir a eficácia do processo, uma nota técnica será enviada aos estados com as diretrizes atualizadas.
Além disso, o Ministério da Saúde assegurou que a segunda dose da vacina será garantida para o público que receber a primeira dose nessa antecipação. Contudo, a pasta ressaltou a dificuldade em quantificar as doses disponíveis com vencimento próximo, uma vez que as informações sobre as aplicações não são imediatamente repassadas ao sistema federal, podendo levar dias ou semanas para serem registradas.
A medida excepcional de ampliação da vacinação será realizada nas unidades de saúde durante a jornada de trabalho, priorizando especialmente a população entre seis e 16 anos de idade. Esta estratégia poderá ser estendida até o limite etário especificado na bula da vacina Qdenga, que pode ser aplicada em pessoas de quatro anos a 59 anos 11 meses e 29 dias.
O Ministério da Saúde também enfatizou a importância da intensificação das campanhas de comunicação nos estados e municípios, a fim de atrair o público-alvo para a imunização. A medida visa ampliar a cobertura vacinal e fortalecer as ações de combate à dengue em todo o país.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do G1