Dia de São Jorge é feriado? Conheça a história do santo e saiba a origem da data
Para os católicos, São Jorge é símbolo da força de Deus na luta em favor dos povos excluídos e marginalizados; santo também é venerado em outras religiões
Hoje, dia 23 de abril, os cariocas ascendem velas dentro de suas casas em homenagem a São Jorge, um dos santos mais venerados entre os fluminenses. Embora não seja o padroeiro oficial do estado nem da capital, São Sebastião ostenta essa honra, a devoção a São Jorge é tão expressiva que o dia se tornou uma celebração reconhecida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Desde a alvorada, os devotos do santo vestem-se de vermelho e branco e se reúnem no bairro de Quintino, no Rio de Janeiro, onde permanecem ao longo do dia. Nas ruas, dezenas de barraquinhas oferecem comes e bebes, criando um ambiente festivo e religioso. Porém, o dia de São Jorge é feriado apenas no Estado do Rio de Janeiro e não se estende para o resto do Brasil.
São Jorge, cuja representação inclui um homem sobre um cavalo branco empunhando uma lança, é reverenciado não apenas pela Igreja Católica, mas também pela Ortodoxa, pelo Candomblé e pela Umbanda. Ele é considerado símbolo da luta em favor dos excluídos e marginalizados, além de padroeiro de cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros.
Apesar de não haver registros confirmados sobre sua existência, São Jorge é personagem de diversas histórias medievais que o descrevem como um soldado do Império Romano que foi decapitado por se recusar a perseguir cristãos, em 303 d.C. Uma das lendas mais conhecidas atribui a ele a vitória sobre um dragão, o que o tornou ainda mais popular durante as cruzadas.
O feriado de São Jorge é facultativo em algumas cidades brasileiras, incluindo São Jorge de Ilhéus (BA), São Jorge d’Oeste (PR), São Jorge do Ivaí (PR), São Jorge do Patrocínio (PR) e São Jorge (RS).
A oração dedicada a São Jorge, segundo a tradição católica, é uma súplica por proteção e força diante dos desafios.
Segundo a Igreja Católica, a oração dedicada ao santo é:
Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro, invencível na fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança, abre meus caminhos.
Eu andarei vestido e armado com vossas armas para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem em pensamentos possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza.
Ajudai-me a superar todo desânimo e a alcançar a graça que vos peço (neste momento é citado o pedido).
Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade. São Jorge, rogai por nós. Amém.
Qual é o próximo feriado nacional?
O próximo feriado brasileiro será no dia 1º de maio, o Dia Internacional do Trabalho, comemorado na quarta-feira.
Fonte: Guia Muriaé, com informações da Exame