Presídio de Cataguases tem tentativa de fuga e princípio de motim
Uma tentativa de fuga na noite desta sexta-feira, 26 de abril, e um princípio de motim na manhã deste sábado, 27, foram registrados no presídio de Cataguases. As informações são extraoficiais e foram apuradas por fontes que preferem ficar anônimas.
Segundo apurou a reportagem do Site do Marcelo Lopes, um detento teria tentado fugir pelo telhado do presídio. Uma pessoa que chegava à unidade viu o homem andando no teto e avisou aos policiais penais que impediram sua fuga.
Ainda conforme as informações, na manhã deste sábado ocorreu um princípio de rebelião no presídio que foi controlado rapidamente pelos policiais penais. O motivo do motim também é desconhecido.
Até o início da tarde, quatro presos haviam sido atendidos no Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases com ferimentos leves que teriam sido provocados por balas de borracha. Após serem medicados retornaram para o presídio que abriga atualmente cerca de 300 detentos.
Presídio de Cataguases transfere presos para Juiz de Fora
Entre catorze a dezesseis presos foram transferidos neste sábado, 27 de abril, para Juiz de Fora. Todo o procedimento transcorreu com tranquilidade e o domingo no presídio de Cataguases foi de normalidade, conforme esta mesma fonte assegurou. Até o presente momento a direção do presídio não se manifestou sobre o episódio ocorrido ontem.
Conforme o jornalista Marcelo Lopes apurou junto a diversas fontes que tiveram algum tipo de contato com o presídio desde a manhã da última sexta-feira, 26, tudo começou durante o banho de sol, quando um detento conseguiu subir no telhado da unidade após danificar parte da concertina. Como ele foi descoberto pelos policiais penais e teve sua fuga frustrada, os presos que estavam no pátio se recusaram a voltar para as celas, dando início assim a um princípio de tumulto, que foi logo controlado.
Ainda de acordo com as fontes ouvidas pelo jornalista Marcelo Lopes, a situação voltou a ficar tensa no sábado, durante procedimento interno de rotina, quando os detentos teriam enfrentado os policiais penais que utilizaram balas de borracha para conter a confusão.
Entre 10 e 14 presos teriam ficado feridos no conflito, a maioria por balas de borracha. Eles foram atendidos no Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases, retornaram ao presídio e passam bem. Depois disso, tudo foi se acalmando e nenhuma outra ocorrência foi registrada até o fechamento desta matéria. Os presos que foram transferidos seriam os líderes do tumulto deste sábado. Atualmente o presídio abriga 287 detentos.
Fonte: Jornal O Vigilante Online com Site do Marcelo Lopes