Renan Barão Perde Título Em Luta Surpresa Contra TJ Dillashaw
No dia 24 de maio de 2014, em Las Vegas, EUA, aconteceu a luta principal do show do UFC 173, que acabou sendo um final bastante inesperado. Os melhores lutadores do MMA disputaram o campeonato peso galo, mas uma luta se destacou das demais, tornando-se a vitória mais rápida da sangrenta competição. Esta batalha ocorreu entre lutadores de artes marciais mistas dos Estados Unidos da América e do Brasil – TJ Dillashaw e Renan Barão, respectivamente.
Preparação E Expectativas Para A Luta
Muito antes do início da luta a situação estava tensa e os lutadores estavam prontos para decolar e provar uns aos outros qual deles era digno do título do campeonato do UFC 173. Porém, essa competição entre nossos lutadores não pode acontecer neste dia, porque inicialmente a luta deveria acontecer na categoria peso médio entre Chris Weidman e Lyota Machida. A luta acabou sendo adiada para uma data posterior devido a uma lesão no joelho sofrida pelo primeiro. Você poderá saber mais sobre o adiamento da luta na plataforma Brabet.
Análise Da Perda E Técnica De Dillashaw
Na luta mais difícil de sua história, o brasileiro esteve à beira de uma derrota precoce por vários motivos, um deles foi ser derrubado nos primeiros cinco minutos. O americano Dillashaw confundiu Barão com um gancho de direita certeiro, após tal ele venceu quatro rounds, e encerrou o confronto com um knockdown técnico. TJ estava no controle total da situação no campo de batalha, mudando de postura com sucesso e desferindo golpes confiantes.
O vencedor logo revelou ao público seus segredos, com a ajuda dos quais venceu grande parte de suas lutas. Estes foram ensinados a ele por seu conhecido treinador Duane Ludwig e incluiu técnicas como:
- Troca rápida de posições de combate;
- Gancho direito;
- Chute alto esquerdo.
Muito se pode dizer sobre a troca de posturas, mas foi essa habilidade que ajudou o lutador na maioria dos casos: disfarçar técnicas. Ao adquirir um novo ângulo de ataque, você pode não apenas obter novas oportunidades de ataque, mas também, às vezes, rotas de fuga necessárias, ou seja, tendo a oportunidade de mudar sua postura, ele abriu para si diversas opções diferentes para um maior desenvolvimento da batalha e uma maior vitória.
O segredo para usar o gancho de direita do campeão americano está no uso habilidoso não só de um golpe acertado, mas também de uma técnica adicional, que é o uso correto do resto do corpo. É tudo uma questão de força de inércia, que o lutador usa com sucesso para seus próprios propósitos, trazendo a coxa direita por trás e continuando a torcer o resto do corpo para um ataque bem-sucedido.
O uso do chute alto esquerdo consiste principalmente em um contra-ataque adequado. Ao recuar ou para o lado, o lutador não só ganha uma boa posição para atacar, mas também uma zona segura para realizar um ataque com sucesso devido à maior distância para acelerar. O adversário se distrai de seu objetivo, tentando alcançar Dillashaw, mas o predador já se prepara para atacar de uma emboscada.
Implicações Para A Divisão Peso Galo
De acordo com todos os resultados das lutas, TJ Dillashaw na categoria galo, ou seja, peso galo, tem o maior número de nocautes. Mesmo com uma paralisação de dois anos inteiros, seus rivais de divisão não conseguiram contorná-lo, deixando-o no topo deste ranking.
Ressalta-se que o americano é o único lutador em toda a história do UFC que conta com dois nocautes, cometidos com um chute na cabeça. Complementando todo esse quadro está o fato dos dois nocautes terem acontecido em lutas promocionais pelo título, o que dá ainda mais tempero à categoria peso galo.
Toda a categoria peso galo foi claramente influenciada pela batalha travada entre Renan Barão e TJ Dillashaw pelo título de campeão. Com a vitória, TJ provou que mesmo a superioridade constante de alguns lutadores não pode durar para sempre, e que outras pessoas mais capacitadas vêm para substituir os campeões permanentes. A chamada corrida armamentista também está presente em esportes como o MMA, o que obriga os novos participantes a aprimorar suas habilidades ao nível máximo.
Reflexão Sobre A Carreira De Barão Após A Derrota
A derrota de Barão para Dillashaw foi um duro golpe para o campeão brasileiro dos galos. Depois de uma enorme série de vitórias brilhantes, o americano se tornou como um osso na garganta para ele, nas lutas subsequentes, ele poderia agora esquecer receber o título de campeão absoluto sem uma única derrota por sua conta. Após o lendário encontro desses dois mestres do esporte, Renan Barão, em dez lutas, conseguiu vencer apenas duas delas, perdendo assim o título único. Sua última vitória foi em 2016, a partir da qual o campeão começou a perder luta após luta, sem ter chances de voltar aos velhos tempos de grandes vitórias.