Copasa inaugura sistema de coleta e tratamento de esgoto em Rio Casca
A Copasa, a Prefeitura de Rio Casca, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Fundação Renova inauguraram, no sábado (1/6), em Rio Casca, na Zona da Mata, o sistema de coleta e tratamento esgoto da sede do município. Ao todo, foram investidos aproximadamente R$15 milhões na obra.
O superintendente da Unidade de Negócio Leste (Unle), Albino Júnior Batista Campos, representou a Copasa no evento. “A inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto de Rio Casca é um marco para os moradores da cidade. Temos a certeza de que, além dos benefícios sociais, outro grande beneficiado será o meio ambiente, com a redução significativa do esgoto que era despejado nos mananciais e rio do município”, afirmou.
Ampliação
A Copasa iniciou em fevereiro deste ano as obras de melhorias e ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município. A empresa aportou aproximadamente R$300 mil na primeira etapa desta obra, realizada no bairro Céu Azul, bairro das Graças, Gameleira e em parte dos bairros Centro, Jacarandá, Cruzeiro e Irmã Dulce.
Com isso, além de tratar o esgoto coletado na cidade, a companhia continuará responsável por executar todas as manutenções em redes e ligações, tais como desentupimentos, correção de vazamentos, execução de obras de melhorias, além da expansão e ampliação do sistema de esgotamento sanitário.
Benefícios
O tratamento de esgoto traz benefícios diretos à população, como a erradicação de doenças de veiculação hídrica, controle da proliferação de vetores e melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Além disso, proporciona benefícios sociais, econômicos e voltados à melhoria das condições de saúde e qualidade de vida. Entre outras vantagens, possibilita que a cidade receba o ICMS Ecológico, meio de incentivo aos municípios para a criação de mais áreas de preservação ambiental, além de melhorar a qualidade dos espaços já existentes.
Fonte: Agência Minas