Em greve, professores e demais servidores do IF Muriaé realizam evento e manifestação
O evento Café com Luta realizado no IF Sudeste MG – Campus Muriaé no dia 03/06/24, fez parte dos atos conjuntos realizados em Institutos e Universidades Federais de todo o Brasil com o intuito de pressionar o governo para que reabra os canais de negociação afim de atender as demandas de recomposição salarial, recomposição orçamentária das instituições e revogação de medidas contrárias à educação, tomadas por governos anteriores.
Conforme a programação do evento, aberto à toda a comunidade, inicialmente foi realizada uma manifestação na entrada do Campus, onde houve panfletagem para as pessoas e veículos que passavam e entoados cantos em favor da valorização da educação federal.
Posteriormente, no auditório do Campus foram realizadas duas falas envolvendo a contextualização atual da greve, suas motivações e perspectivas, sendo a primeira realizada pelo servidor técnico administrativo e representante do Comando Local de Greve TAE do Campus Muriaé e posteriormente foi passada as palavra ao professor Júlio Monerat, representante do Comando Local de Greve Docente do Campus Muriaé.
Em seguida foi aberto o espaço para questionamentos, manifestação dos presentes e esclarecimentos de dúvidas e, por fim, no fechamento do evento foi realizado um lanche comunitário.
Os servidores que apresentaram seus discursos afirmaram que a manutenção da greve se dá em razão da negativa do governo em atender minimamente suas demandas e por estar se recusando em dar continuidade às negociações, pretendendo assim um encerramento de forma unilateral.
Espera-se que com os atos realizados de forma nacional, a mensagem chegue até o governo federal e as mesas de negociação sejam reabertas para que se chegue em um acordo justo para que a greve seja finalizada e, consequentemente, haja o retorno das atividades das instituições.
Fonte: IF Muriaé