Quadra da Praça do Rosário recebe nome de Pedro Afonso, criança de 7 anos que faleceu em Muriaé
Uma noite marcada pela emoção. Assim foi o evento de inauguração das obras de revitalização da quadra situada na Praça do Rosário. O local, que passou por pintura e correções gerais realizadas pela Prefeitura, recebeu o nome de ‘Quadra Poliesportiva Pedro Afonso Felix Figueiredo’, em homenagem ao menino que era morador das imediações e faleceu no último dia 10 de maio, aos sete anos de idade.
Na última quarta-feira, 05 de junho, a cidade de Muriaé celebrou a oficialização do nome da quadra poliesportiva Pedro Afonso Félix Figueiredo, localizada na praça esportiva do Rosário. O evento contou com a presença de diversas autoridades e familiares do homenageado.
O prefeito Dr. Marcos Guarino de Oliveira, acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Direitos Humanos, Tatiana Rangel Viana, esteve presente na cerimônia. Também participaram Wania Bittencourt Muahad, diretora da Fundarte; Jorge Féres Flhos, secretário municipal de Obras Públicas; e Leonardo Pereira e Silva, diretor do Departamento de Esporte e Lazer da Fundarte.
Pedro Afonso Félix Figueiredo, nascido em 23 de junho de 2016, na cidade de Muriaé, foi criado na praça Dr. Evaristo Pereira de Carvalho, carinhosamente conhecida como “pracinha do Rosário”. Em 2020, a reforma da praça resultou na construção da quadra poliesportiva que substituiu os antigos balanços de terra batida. Pedro Afonso era um frequentador assíduo da quadra, onde jogava futebol quase todos os dias, e sua presença era marcada pela energia, alegria e capacidade de espalhar amor, cativando crianças e adultos do bairro.
Durante a cerimônia, destacou-se que Pedro Afonso não apenas participou ativamente da vida comunitária, mas também deixou lições valiosas com seu espírito puro e sua capacidade de fazer amizades de forma simples e autêntica. Apesar de sua breve passagem, Pedro deixou uma marca indelével na comunidade e a escolha de seu nome para a quadra é uma homenagem justa, refletindo seu impacto positivo e o legado deixado aos seus pais, avós e bisavós.
Poliana Fernandes Félix, tia de Pedro Afonso, prestou uma homenagem ao pequeno expressando palavras de reconhecimento e carinho. “Ele morava em frente à pracinha e se acostumou a frequentar o local desde o início da infância. Ele amava estar ir na quadra para jogar bola com os outros meninos”, disse Poliana Felix.
O evento de inauguração teve grande participação de familiares e amigos do menino. Ao fim do descerramento da placa que dá nome à quadra, dezenas de balões brancos foram soltos em homenagem a ele; integrantes do grupo Ginástica do Rosário rezaram um “Pai Nosso” e uma “Ave Maria”. Ao final, o grupo se reuniu dentro da quadra para cantar “Canção da América”, de Milton Nascimento, em memória do menino.
Fonte: PMM