Nota de falecimento: Geny Afonso Ambrósio da Malharia Galante de Muriaé
Faleceu nesta sexta-feira (21) Dona Geny da Malharia Galante, de 90 anos, pioneira das confecções e Indústrias de malhas de Muriaé. O velório será na capela mortuária Senhor do Bonfim de 12:00 às 16:30 o sepultamento será no cemitério local às 16:30.
Geny Afonso Ambrósio representou a força de um espirito empreendedor e pioneiro, a força de uma mulher que se destacou como empresária de sucesso, que acompanhou com entusiasmo e competência os desafios da modernidade, mas que acima de tudo, permaneceu sempre ligada em suas raízes.
Geny Nasceu na cidade de Lajinha, naquela epóca ainda distrito de Ipanema, sempre foi uma criança diferente, liderava e organizava as brincadeiras, uma menina de olhos brilhantes e espirito inquieto sempre aberta ao sorriso. Casou-se com Armando Ambrósio.
Em 1954, fundou em Lajinha a Industria de Malhas Galante, mas em 1959 atraídos pela facilidade de transportes ferroviários e rodoviários e, ainda, pelo sistema de telefonia, transferiram a fábrica daquela cidade para Muriaé.
A Malharia Galante foi a primeira indústria têxtil de toda região, e por isso além das maquinas que já possuíam tiveram que importar da Alemanha e outros países vários equipamentos necessários para a produção de sua própria malha, que na época era bastante inovador.
A grande dificuldade daquela época era mão de obra qualificada, uma vez que, a malharia Galante era pioneira no setor na cidade de Muriaé e região, e a solução encontrada foi trazer os funcionários de Lajinha para treinar os novos funcionários.
A Malharia Chegou a ter mais de 80 funcionários dentro da fábrica, além das parceiras que recebiam por volume de peça fabricada.
Com evolução tecnológica no setor têxtil e o fácil acesso as malhas prontas, a Galante passou de malharia para confecção, e em 1982 mudou o ramo para comércio com lojas em Muriaé e em Petrópolis (RJ).
A história de vida de Geny Ambrósio e da Malharia Galante se imbricam, além de uma empresária de sucesso, uma esposa dedicada e uma mãe guerreira, sempre à frente de seu tempo um exemplo a ser seguido.
Dona Geny deixa os filhos Romario Ambrósio, Herminia Ambrosio, Armando Ambrosio, Fernando Ambrosio e Claudio Ambrosio. Ela tinha 12 netos e 12 bisnetos.
Fonte: Guia Muriaé