Grupo de Dança de Viçosa busca apoio para turnê na europa em agosto
O Grupo Impacto de Danças Urbanas, que atua profissionalmente há 15 anos em Viçosa, se prepara para a sua 3ª turnê internacional. Os artistas foram convidados para participar do Theater op de Markt, na Bélgica e do Festival Boulevard, na Holanda.
Ambos acontecem em agosto e para ajudar a custear parte da viagem, o Impacto fez uma campanha de financiamento coletivo online e pretende arrecadar R$20 mil. Até agora o grupo alcançou quase 50% do valor e usa as redes sociais para buscar apoiadores
Os 11 bailarinos e as diretoras Patrícia Lima e Lidiane Jacinto levarão aos países europeus o espetáculo BAOBÁS inspirado em parte da história do Brasil, especialmente sob a perspectiva do povo negro, sua influência cultural, existência e resistência na sociedade brasileira. O trabalho tem em sua trilha, funk, hip hop e toques de berimbau, que reforçam ainda mais a brasilidade do espetáculo.
Os interessados em doar podem acessar a campanha por este link: https://www.vakinha.com.br/4924971
Sobre o Grupo Impacto
O Grupo Impacto de Dança nasceu há mais de 25 anos na cidade de Viçosa e se profissionalizou há 15 anos. Vale destacar que o elenco é composto por bailarinos negros, de origem periférica, formados na Escola Núcleo de Arte e Dança, em parcerias com projetos socioculturais. Todos os bailarinos e a diretora artística do grupo iniciaram seus estudos em dança como bolsistas do Centro Experimental de Artes e participaram ainda de outras iniciativas socioculturais da cidade de Viçosa (MG).
O grupo tem 9 espetáculos inéditos de danças urbanas e contemporânea alcançando um público de mais de 140 mil pessoas. O Impacto já se apresentou em centenas de cidades mineiras, além as capitas Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
Em 2018, o grupo fez sua primeira turnê internacional, com apresentações do espetáculo Três Gritos, na Bélgica e na Holanda, para onde retornará em agosto deste ano. Em 2022, o Impacto se apresentou em quatro cidades de Portugal. A segunda turnê fora do Brasil também foi marcada pela realização de oficinas e visitas a escolas portuguesas.
Prêmios
O Grupo Impacto participou de vários cursos, festivais, concursos obtendo sempre destaque, com coreografias próprias. Conquistou o Prêmio Cenas Minas em 2009 e 2015; foi o 1º colocado e melhor grupo do Festival Internacional de Hip-Hop em 2015; conquistou 7 prêmios no 3º Festival de Inverno de Danças do Piranga, em Ponte Nova, em 2012. E foi semifinalista do Programa “Se ela dança eu danço”, do SBT (2011).
Fonte: Lílian Moura