Inscreva-se já para a primeira turma do curso de Contador de Histórias em Eugenópolis
A iniciativa integra o projeto Artista da Palavra, do Instituto Incluir, em parceria com o Ministério da Cultura e apoio da Prefeitura Municipal
Estão abertas as inscrições gratuitas para a primeira turma do curso de Contador de Histórias na cidade de Eugenópolis.
A iniciativa faz parte do projeto Artista da Palavra – que iniciou no mês de julho, do Instituto Incluir, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), com o apoio da Prefeitura Municipal de Eugenópolis. As aulas iniciam no dia 19 de agosto e ocorrerão na Avenida João Paulo II, na Sala Turismo, da Secretaria de Educação S/N, Centro, em Eugenópolis.
O curso visa capacitar, principalmente, pessoas aposentadas e alunos da área da Educação para aplicarem suas habilidades em aulas e eventos literários voltados ao público infantil. Os participantes desenvolverão uma boa expressão oral e corporal, interação empática com os ouvintes, domínio da improvisação e uma sólida compreensão de texto, enredo e personagens. Além disso, o curso busca tornar a Hora do Conto uma atividade rotineira nas escolas públicas de Eugenópolis.
Destinado a pessoas a partir de 16 anos, o curso é composto por seis módulos que abordam:
* Tradição oral e escrita na arte de contar histórias.
* Utilização de recursos de expressão corporal e comunicação, como higiene vocal, impostação, modulação vocal e respiração.
* Reconhecimento de gêneros literários: contos, crônicas, poesias, entre outros.
Inclusão e acessibilidade
O curso dá prioridade de inscrição a pessoas com deficiência, seguidas por aquelas em situação de vulnerabilidade social ou econômica. Serão reservadas cotas de 20% para pessoas negras e 10% para indígenas. A primeira turma terá até 15 participantes, que serão avaliados com base na assiduidade e na qualidade dos contos produzidos durante o curso. Os alunos que concluírem o curso com sucesso receberão um certificado de 32 horas, assinado pela presidência do Instituto Incluir.
Metodologia
As aulas serão práticas e dinâmicas, utilizando recursos audiovisuais e contarão com intérprete de libras, se necessário. Serão realizadas duas vezes por semana, com duração de 2 horas cada, totalizando 32 horas ao longo de 8 semanas. Os participantes receberão um kit contendo material pedagógico e itens de papelaria.
Para mais informações e detalhes sobre as inscrições, entre em contato com a Prefeitura Municipal de Eugenópolis ou com a produção do projeto pelo telefone (32) 99852-8601 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Sobre o Instituto Incluir
O Instituto Incluir, sediado no Rio de Janeiro, é uma entidade social que opera em diversas localidades do Brasil e internacionalmente. Seu objetivo é fomentar a mudança social e fortalecer as relações interculturais, estabelecendo parcerias com entidades focadas em inclusão e diversidade.
A missão da organização é construir uma sociedade mais justa e humana, assegurando igualdade de oportunidades e direitos, ao mesmo tempo, em que valoriza a singularidade e as diferenças que definem nossa humanidade. Como agentes de mudança social, o Incluir se dedica a combater as disparidades sociais e a desmantelar as condições de exclusão perpetuadas por um sistema discriminatório.
Fonte: Paola Cunha