Superlua azul ocupará o céu a partir de hoje
Superlua ocorre quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra; fenômeno vai durar até quarta-feira (21)
Nesta segunda-feira, 19 de agosto, um raro fenômeno astronômico poderá ser observado por aqueles que olharem para o céu: a superlua azul. A Lua cheia, que permanecerá visível até a manhã de quarta-feira (21), promete encantar os observadores, desde que o céu esteja limpo e sem nuvens.
A superlua ocorre quando a Lua atinge o perigeu, o ponto de sua órbita mais próximo da Terra. Nessa condição, a Lua cheia aparenta ser maior e mais brilhante do que o normal, daí o nome “superlua”. Este evento é particularmente aguardado pelos entusiastas da astronomia, pois oferece uma visão impressionante do nosso satélite natural.
O termo “Lua azul” é utilizado em duas situações distintas. A mais conhecida é quando duas Luas cheias ocorrem no mesmo mês, o que acontece quando o ciclo lunar se completa no início do mês, permitindo que outra Lua cheia surja antes do final. No entanto, a Lua azul que será vista nesta segunda-feira se refere a um fenômeno sazonal, que ocorre quando há quatro Luas cheias em uma única estação do ano, em vez das três habituais.
Segundo Gordon Johnston, ex-membro da Nasa, a superlua azul desta segunda-feira, apesar do nome, não apresentará uma coloração azulada. O termo “blue moon” remonta ao ano de 1528 e, apesar de sua nomenclatura, refere-se apenas à raridade do evento e não à sua coloração.
Independentemente de sua tonalidade, a superlua azul será uma oportunidade única para apreciar um dos fenômenos mais impressionantes do calendário astronômico. Os amantes da astronomia e curiosos não devem perder a chance de observar essa extraordinária Lua cheia.
Fonte: Guia Muriaé, com informações da Folha de São Paulo