Deputado quer CPF como documento de identidade único para cidadãos

Presidente Lula manifestou ser favorável à ideia, segundo Júlio Lopes

Guia Muriaé no WhatsApp

A Lei nº 14.534, sancionada em 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que permite o uso do CPF como único número de identificação nos serviços públicos, pode ganhar força nos próximos meses. O autor da proposta, deputado Júlio Lopes (PP), está articulando a criação de um programa nacional para implementar a medida de forma prática e efetiva, facilitando o acesso dos cidadãos a esses serviços.

O parlamentar já discutiu o projeto com o presidente Lula, que demonstrou interesse em acelerar o processo. Segundo Lopes, o presidente pretende dialogar com a ministra da Gestão e Integração, Esther Dweck, para definir os próximos passos.




A proposta visa simplificar a estrutura administrativa, eliminando a necessidade de múltiplos documentos, como RG e título de eleitor, para identificar os brasileiros em sistemas públicos. “A ideia é promover uma ampla digitalização e desburocratização, unificando os cadastros por meio do CPF, colocando o cidadão no centro das ações de governo, tanto no nível municipal quanto estadual e federal”, destacou o deputado.

Se implementado, o programa criaria a maior base de dados interoperável do país, garantindo que todos os cadastros fossem preservados, mas unificados sob o CPF, tornando os serviços públicos mais ágeis e acessíveis.




Fonte: Guia Muriaé, com informações da Veja




WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!