Cidade mineira registra terremoto de magnitude 2,2 na Escala Richter
Segundo o especialista Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP, esse tremor é comum devido à formação do solo na região. Abalo sentido principalmente pelos moradores do Bairro Santo Antônio dos Campos, mais conhecido como Ermida.
Um tremor de terra de 2,2 graus na escala Richter foi registrado na tarde desta segunda-feira (14) em Divinópolis, cidade localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais.
O fenômeno ocorreu por volta das 16h30 e foi sentido principalmente pelos moradores do bairro Santo Antônio dos Campos, também conhecido como Ermida. O abalo sísmico foi considerado de baixa intensidade, mas foi suficiente para ser percebido por quem estava nas proximidades do epicentro.
De acordo com especialistas, tremores dessa magnitude, que variam de 2 a 4 graus, são comuns em áreas como Divinópolis e podem ser comparados ao impacto da passagem de um veículo de grande porte, causando vibrações leves. Bruno Collaço, sismólogo do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), explicou que essas atividades sísmicas são esperadas na região devido à formação geológica do solo local.
A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) destacou que tremores dessa categoria não costumam provocar danos significativos. No entanto, à medida que a magnitude aumenta, os riscos se tornam mais evidentes. Tremores entre 4 e 6 graus podem causar danos em construções, como rachaduras e quebra de vidros, enquanto abalos acima de 6 graus podem resultar em sérios danos a edifícios e infraestrutura.
Apesar do susto para alguns moradores, não foram registrados prejuízos ou ocorrências graves em função do tremor desta segunda-feira. As autoridades locais e especialistas continuam monitorando a situação.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do G1