Mutirão nos bancos faz renegociação de dívidas
Iniciativa, cujo objetivo é ajudar consumidores a negociarem débitos bancários para reequilibrar as finanças pessoais, vai se estender até o dia 30
A partir da próxima sexta-feira, dia 1º de novembro, será realizada uma ação nacional promovida pelos bancos para ajudar consumidores a negociar dívidas e obter orientações financeiras.
O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira se estenderá até o dia 30 de novembro, oferecendo condições especiais para quem deseja reequilibrar suas finanças.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), serão incluídos débitos de cartões de crédito, cheque especial, crédito consignado e outros financiamentos em atraso, desde que não estejam vinculados a garantias, como veículos ou imóveis, nem sejam dívidas prescritas.
Os interessados poderão acessar o site do mutirão para verificar a lista de instituições financeiras participantes, que disponibilizarão facilidades como descontos, parcelamentos com condições diferenciadas e taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme as políticas de crédito de cada banco. A Febraban ressalta que, para efetuar a negociação, o cliente deve procurar os canais oficiais da instituição credora, informando o desejo de renegociar pelo Mutirão da Febraban e especificando a dívida que quer quitar. Caso as condições sejam aceitas, será possível formalizar o acordo.
Também é possível realizar consultas de débitos através do portal consumidor.gov.br, desde que o usuário possua conta nível prata ou ouro. Outra opção é acessar o Registrato, sistema do Banco Central que oferece o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) para acompanhar as dívidas registradas em seu nome.
Segundo Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban, a plataforma do mutirão também oferece conteúdos gratuitos de educação financeira, auxiliando os consumidores no planejamento de suas finanças.
O mutirão é uma parceria entre a Febraban, o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons, que se mobilizam para fortalecer a conscientização financeira e proporcionar alternativas de quitação das dívidas aos consumidores em todo o país.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal Extra