Novo golpe da “agência investigada” engana clientes com falsas promessas
O golpe utiliza de táticas já conhecidas, como a manipulação psicológica da vítima
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta sobre um novo tipo de golpe financeiro que tem enganado clientes ao utilizar uma abordagem de manipulação psicológica.
Criminosos têm se passado por representantes bancários e informado falsamente que a agência ou o gerente do cliente está sob investigação, solicitando transferências de dinheiro para contas suspeitas sob o pretexto de “proteção temporária”.
Para reforçar a credibilidade da abordagem, os golpistas chegam a enviar boletins de ocorrência falsos e até mencionam a própria Febraban, buscando convencer o cliente de que a transferência é essencial para sua segurança financeira. José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, alerta que bancos, entidades financeiras ou autoridades policiais jamais pedem que os clientes façam transferências ou divulguem senhas e dados pessoais. “Se receber esse tipo de contato, encerre-o imediatamente. Em caso de dúvidas, utilize os canais oficiais do banco para verificar qualquer informação suspeita”, orienta Gomes.
Ele reforça que, embora bancos possam entrar em contato para confirmar transações suspeitas, nunca solicitarão dados sensíveis, como senhas, chaves de segurança, ou realizarão pedidos de estorno, pagamentos e atualizações de sistemas por telefone ou mensagens.
Orientações para Vítimas do Golpe
Caso uma pessoa caia nesse tipo de golpe, a Febraban orienta que o cliente bloqueie a conta imediatamente e troque suas senhas de acesso. É igualmente importante registrar um boletim de ocorrência o quanto antes, para formalizar a denúncia e permitir que as autoridades tomem as providências cabíveis.
A Febraban ressalta a importância de cautela e recomenda que qualquer contato suspeito seja questionado e encerrado. Além disso, sugere o uso exclusivo dos canais oficiais dos bancos para garantir a segurança das operações financeiras.
Fonte: Guia Muriaé