Após funcionário dormir, bêbado invade funerária e furta caixão com recém-nascido
Ao perceber os restos mortais na urna, suspeito jogou o caixão no meio da rua
Um homem de 30 anos foi detido na madrugada desta quinta-feira (5) em Timóteo, no Vale do Aço, sob acusação de vilipêndio a cadáver e furto após invadir uma funerária e furtar um caixão com o corpo de um recém-nascido.
O caso foi registrado pela Polícia Militar, que localizou o suspeito nas proximidades do bairro Timirim.
O crime ocorreu enquanto o funcionário da funerária, após tomar medicação, acabou adormecendo. Aproveitando-se da situação, o suspeito entrou no estabelecimento e levou o caixão que estava preparado para o sepultamento do bebê.
Durante o trajeto, ao perceber que o caixão continha o corpo do recém-nascido, ele abandonou a urna funerária no meio da rua.
A Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou o caixão. Em seguida, a perícia foi chamada, e a própria funerária recolheu o corpo, posteriormente encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Ipatinga.
Detido pela polícia, o homem relatou ter consumido bebidas alcoólicas e afirmou que não tinha conhecimento de que o caixão estava ocupado. Ele foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia, onde o caso segue sob investigação da Polícia Civil.
Crime de Vilipêndio e Penalidades
Além de furto, o suspeito pode ser enquadrado no crime de vilipêndio a cadáver, conforme estabelecido entre os artigos 209 e 212 do Código Penal Brasileiro, que aborda crimes contra o respeito aos mortos. A pena prevista para este tipo de delito varia de 1 a 3 anos de reclusão, além de multa.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal O Tempo e BHAZ