Energisa alerta para riscos de construções e reformas próximas da rede elétrica
Segurança na execução de serviços perto da rede elétrica deve ser prioridade.
Mesmo sabendo dos perigos decorrentes da eletricidade, muitos profissionais e amadores insistem em arriscar a própria vida realizando serviços perto da rede elétrica sem os devidos cuidados.
Por esse motivo, a Parada de Segurança da Energisa Minas Rio promove orientações aos trabalhadores da construção civil e à comunidade para evitar acidentes com a rede elétrica. Esse alerta se estende às empresas, empreiteiras, construtoras, responsáveis por obras e serviços, e até cidadãos comuns que contratam os profissionais.
“Nosso compromisso com a vida ultrapassa o cuidado apenas com os nossos eletricistas, que diariamente têm contato direto com a rede elétrica. Atuamos para conscientizar também os profissionais da construção civil como pedreiros, pintores, serralheiros, instaladores de painéis e antenas, pessoas que fazem podas de árvores e até amadores em pequenos reparos, sobre os cuidados necessários para prevenir acidentes com a rede elétrica”, enfatiza Luana Cruzué, analista de Planejamento da Energisa Minas Rio e responsável pela Parada de Segurança.
Para a Energisa, a segurança e vida dos profissionais devem ser prioridade entre as pessoas e empresas que contratam os serviços. “Independentemente de ser uma pequena reforma domiciliar ou a construção de um grande empreendimento, quem contrata um profissional tem responsabilidade sobre a segurança dele e igualmente deve se atentar, orientar e fiscalizar para evitar acidentes e outros problemas”, acredita Luana.
Ela explica que às vezes os profissionais se atentam apenas para não encostar o instrumento de trabalho na rede de energia. Porém, há situações em que a proximidade de um equipamento com a fiação pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte. Dessa forma, quaisquer atividades que envolvem energia elétrica devem ser realizadas de forma segura e responsável, apenas por profissionais qualificados e autorizados.
Entre as principais orientações aos profissionais, destacam-se:
* Monte andaimes a uma distância segura dos fios e nunca deixe vergalhões e calhas próximo à rede de energia;
* Ao manobrar caminhões, cuidado com a rede elétrica. Verifique a altura do caminhão e também da rede;
* Sempre use os equipamentos de segurança;
* Instale antenas com uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica;
* Garanta que a instalação será feita longe de para-raios e jamais interligue o cabo da antena aos condutores elétricos;
* Ao realizar uma instalação em áreas externas, não arremesse cabos sobre a rede elétrica. Mesmo eles estando encapados, a capacidade de isolamento do material pode não ser suficiente para evitar a passagem da eletricidade;
* Ao fazer pequenos reparos em aparelhos elétricos, certifique-se de desligá-los da tomada.
Além da Parada de Segurança, a Energisa tem se aproximado cada vez dos jovens estudantes de forma lúdica e criativa. O ‘CIPA nas Escolas’ leva para dentro da sala de aula conversas sobre questões de segurança em relação à rede elétrica e prevenção de acidentes.
Fonte: Energisa