Câmara de Muriaé conclui com certificação dos jovens vereadores a 1ª Legislatura do Parlamento Jovem

Guia Muriaé no WhatsApp

A Câmara Municipal de Muriaé realizou ontem a sessão solene de encerramento da 1ª Legislatura (2024) do Parlamento Jovem de Muriaé. Com a presença de autoridades e representantes de importantes organizações, 16 jovens vereadores foram certificados de sua atuação durante todo o ano na realização de matérias legislativas, como projetos de lei, indicações, representações e moções.

Os estudantes escolhidos pelas escolas que aderiram ao projeto passaram o ano de 2024 em sessões ordinárias quinzenais, viagens para intercambio com jovens vereadores da região e contatos diretos com os vereadores em seus gabinetes e demais setores da Câmara de Muriaé.




Foram certificados neste dia 04 de dezembro:

* COLÉGIO EQUIPE: Isabella Vieira Silva
* COLÉGIO ÔMEGA: ⁠Felipe Lopes Couri (1º vice-presidente do Parlamento Jovem 2024), ⁠Helena Rufino Araújo, Júlia de Paula Oliveira Silva (2ª vice-secretária do Parlamento Jovem 2024) e Túlio Octávio Ridolphi
* E. E. DESEMBARGADOR CANEDO: Gabrielly Adamantino de Jesus
* E. E. ENGENHEIRO ORLANDO FLORES: ⁠Abraão de Assis Gonçalves, ⁠Eden Afonso Vieira Oliveira, Geovane Mariano da Silva Junior e Letícia Ferreira Coelho
* E.E JOSÉ BONIFÁCIO: Angelina Barbosa de Paula (1ª secretária do Parlamento Jovem 2024)
* E. E. PROF. GONÇALVES Couto: Vitor Emiliano Alves Canuto De Melo
* E. E. PROF. ORLANDO LIMA FARIA: Celiny Julia de Oliveira Ribeiro, Felipe Pinheiro da Silva (presidente do Parlamento Jovem 2024), Monalisa de Souza Berriel e Rayssa Vitória De Souza Anzolin (2º vice-presidente do Parlamento Jovem 2024)




Durante o ano de 2024 os jovens vereadores aprovaram 28 projetos de lei, 7 requerimentos, 5 indicações e 3 moções elaboradas por eles com apoio da equipe técnica de servidores e dos vereadores da Casa Legislativa de Muriaé.

Para registrar este momento em suas vidas, cada jovem vereador recebeu uma placa de certificação para que fique registrado seu mandato na 1ª legislatura do Parlamento Jovem da Câmara de Muriaé.




Além do presidente da Câmara, Evandro Cheroso, que conduziu os trabalhos, estiveram presentes na solenidade o presidente da Escola do Legislativo e autor do projeto, Vereador Delegado Rangel, a secretária municipal de Educação, Cristina Aquino, o gerente das unidades Zona da Mata da Companhia Brasileira de Alumínio – CBA – Christian Fonseca de Andrade, os vereadores Anderson da Caixa, Afonso da Saúde, Christian Tanus Bahia, Jair Sanches Abreu, Reginaldo de Souza Roriz, o vice-prefeito eleito Manoel Carvalho, os vereadores eleitos Adilson Duarte, Cleissinho, Ivonete Lacerda, Kerlin Protetor, Leo Pereira, Munik Helena da Saúde, o diretor do DEmuttran Gernir Carneiro da Rocha, Daniele Pedrosa, analista de responsabilidade Social da CBA, Marina Andrade, Consultora de Sustentabilidade do Instituto Votorantim, Dilmva Campos, diretora da E.E, Prof. Orlando de Lima Faria, Cristiane Alves, vice-diretora da E. E. Desembargador Canedo, entre outros,

Em seu discurso final, o presidente Evandro enfatizou que “orgulhosamente, podemos dizer que nós, presidente desta Câmara e vereadores, investimos em nossa democracia, nos futuros cidadãos de nossa cidade. Proporcionamos a eles a experiência de viver a prática legislativa de perto para que, quando adultos, possam ter a consciência precisa de seus direitos, deveres e da capacidade que possuem em gerar mudanças e implantar avanços em nossa sociedade”.




Já o jovem vereador que atuou como primeiro presidente do Parlamento Jovem de Muriaé, Felipe Pinheiro da Silva destacou o trabalho realizado em 2024: “Ao longo deste ano, desenvolvemos inúmeros projetos de grande relevância. Destaco o PROUJAD, um projeto brilhante para combater o uso de drogas nas escolas de ensino médio, e a INTERAÇÃO DOS JOVENS VEREADORES NAS ESCOLAS, que vai impulsionar tanto a Câmara Jovem quanto o Parlamento Jovem futuramente. Outro projeto essencial foi o MAIS JOVENS NA POLÍTICA, que visa incentivar o jovem a participar ativamente da política, seja ele de escola pública ou particular, do ensino médio ao superior. Este projeto vai fortalecer ainda mais a presença jovem na política e contribuir para todos os demais projetos da Escola Legislativa junto com a Câmara Municipal”. E finalizou afirmando que “como primeiro presidente da Câmara Jovem, não tenho palavras para expressar o quanto foi especial estar aqui, inaugurando e agora encerrando este projeto com vocês. Juntos, escrevemos o primeiro capítulo de uma história que vai inspirar muita gente. Mostramos que Muriaé precisa de mais jovens na política e provamos que somos capazes de guiar nossa cidade para um futuro melhor. Cada um de vocês viveu uma experiência única, que nenhum outro jovem teve até agora”.

O Parlamento Jovem nasceu de uma proposta do Instituto Votorantim, da CBA, que detectou entre os jovens muriaeenses o grande interesse de participar do processo político municipal. A partir daí, transformou-se num projeto de Lei defendido pelo vereador Delegado Rangel e abraçado e aprovado por toda a Casa Legislativa de Muriaé, tornando-se uma realidade no município.




Fonte: CMM




WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/Lcnq5cgWdqz9PXwAd0VEpP
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!