Operação em Campos combate organização criminosa envolvida em clonagem de veículos
Policiais civis da 134ª DP (Campos dos Goytacazes) e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, deflagraram a “Operação Ostentação/Luxo sob suspeita”, nesta quarta-feira (04/12).
A ação teve como objetivo cumprir 14 mandados de busca e apreensão contra um grupo criminoso envolvido em clonagem de veículos e revenda de peças de automóveis. As equipes apreenderam quatro automóveis, joias, aparelhos de telefone celular e computadores.
As diligências foram realizadas nos bairros Calabouço, Jardim Carioca, Parque Vicente Gonçalves Dias, Parque Guarus, Parque São Caetano, Parque Presidente Vargas, Parque Santa Helena, Parque Alvorada e Parque São Benedito, em Campos dos Goytacazes, Região Norte do estado. Uma empresa de reciclagem, no distrito de Guarus, investigada como fachada para dissimular a origem dos bens ilícitos, também foi alvo da operação.
As investigações começaram em setembro deste ano e apuram os crimes de estelionato, lavagem de dinheiro, receptação, adulteração de sinal de veículo automotor, entre outros. De acordo com a 134ª DP, os integrantes do grupo, todos de uma mesma família ou que possuem uma ligação, aplicavam golpes financeiros por meio da aquisição de carros em leilão, em que receptavam e utilizavam peças de origem suspeita para montagem desses automóveis. Em seguida, os suspeitos vendiam esses veículos por valores astronômicos, gerando lucros significativos.
Fonte: PCERJ