Trem turístico que ligará Rio a Minas Gerais pode começar a circular a partir de junho de 2025
Composição irá transportar até 837 passageiros por viagem, em linha férrea que ligará Três Rios, Sapucaia e Chiador, em Minas Gerais. Outros cinco municípios mineiros deverão entrar no trajeto
Após anos de planejamento, o projeto do trem turístico que ligará o estado do Rio de Janeiro a Minas Gerais deu um importante passo rumo à sua realização. O Contrato Operacional Específico (COE), que oficializa a ligação ferroviária, foi assinado em Brasília na última quarta-feira, reunindo representantes do Ministério dos Transportes, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessionária VLI, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, além das prefeituras de Três Rios e Sapucaia. A previsão de inauguração está marcada para junho de 2025.
Primeira etapa contempla trecho entre três cidades
Na fase inicial, o trem percorrerá um trajeto de 37 quilômetros, partindo de Chiador, em Minas Gerais, com paradas em Sapucaia e destino final em Três Rios, no estado do Rio de Janeiro. A composição terá capacidade para transportar até 837 passageiros por viagem. O projeto, no entanto, contempla uma expansão futura que poderá incluir outras cinco cidades mineiras: Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande e Além Paraíba, totalizando 160 quilômetros de extensão.
Antes da operação, o projeto depende de uma série de aprovações e inspeções. A ANTT deverá autorizar a Oscip Amigos do Trem como operadora ferroviária, e as locomotivas e vagões, assim como os trilhos, passarão por rigorosas avaliações de segurança e manutenção.
História e apoio ao projeto
O trem turístico começou a ser idealizado em 2016 por Paulo Henrique do Nascimento, fundador da Amigos do Trem. No mesmo ano, o projeto recebeu um investimento inicial de R$ 1 milhão, doado pelo grupo empresarial Mil, que possibilitou a aquisição de 15 carros de passageiros e seis locomotivas. Desde então, o projeto foi amadurecendo, e, em 2018, ocorreu a primeira viagem-teste.
Os trilhos que serão utilizados têm uma rica história, já que, no início do século XX, serviram para o transporte de cargas, especialmente café. Além de oferecer uma viagem repleta de belas paisagens, o percurso permitirá aos turistas vivenciar a cultura local, com acesso a igrejas históricas, casarões coloniais, feiras artesanais e a gastronomia regional.
“Esse trajeto proporciona uma experiência única. Ele conecta a beleza natural da nossa região, com montanhas, rios e áreas verdes, a uma herança cultural inestimável, oferecendo aos visitantes uma imersão em história, lazer e natureza”, destacou Cyntia Nascimento, atual diretora da Oscip Amigos do Trem e sobrinha do fundador do projeto.
Benefícios econômicos e culturais
O empreendimento, que contará com um investimento de R$ 36 milhões da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), é apontado como uma oportunidade para fomentar o turismo e a economia local. A iniciativa também mantém o uso da ferrovia para transporte de cargas, agregando valor ao patrimônio ferroviário brasileiro.
“É um projeto que aproveita a infraestrutura existente para gerar benefícios econômicos e culturais para a região, além de resgatar o potencial turístico de uma área tão rica e bela”, afirmou George Santoro, secretário executivo do Ministério dos Transportes, durante o evento de assinatura.
O deputado federal Max Lemos (PDT/RJ), um dos apoiadores do projeto, ressaltou a importância de valorizar o turismo ferroviário no Brasil. “Essa é uma vocação que precisa ser explorada e incentivada. Regiões como Três Rios e Sapucaia têm muito a ganhar com o trem turístico, que certamente atrairá visitantes e movimentará a economia local”, comentou.
Próximos passos
Com a assinatura do COE e a previsão de início das operações para 2025, os esforços agora se concentram na avaliação e reestruturação dos trechos ferroviários. O objetivo é garantir segurança e conforto aos futuros passageiros, promovendo uma experiência que combina história, natureza e cultura em um único passeio.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal O Globo