Operação Xangai: ação do MPMG desarticula grupo criminoso responsável pelo tráfico de drogas em Matias Barbosa
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Militar, com apoio da Polícia Civil, da Polícia Penal e da Polícia Rodoviária Federal, deflagraram hoje, 12 de dezembro, a operação Xangai que tem como objetivo o enfrentamento e a desarticulação de um grupo criminoso responsável pelo tráfico de drogas na cidade de Matias Barbosa, na Zona da Mata.
A operação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Juiz de Fora (Gaeco-JF), que, em apoio à Promotoria de Justiça de Matias Barbosa, realizou investigação criminal na qual ficou demonstrado que o grupo criminoso, que possuí vínculo com uma facção do Rio de Janeiro, vem se estruturando e realizando um intenso tráfico de drogas em Matias Barbosa.
Foram expedidos pelo Poder Judiciário de Matias Barbosa sete mandados de prisão preventiva, 11 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de sequestro de veículos.
Durante o cumprimento foram apreendidos diversos equipamentos eletrônicos que serão analisados como prova, armas de fogo, drogas preparadas para comércio, dinheiro e alguns veículos. Até o momento, seis pessoas foram presas e um adolescente apreendido. Os mandados foram cumpridos em Matias Barbosa e Juiz de Fora.
As provas apresentadas ao Poder Judiciário demonstram que o grupo se instalou em ambientes públicos municipais, estabelecendo pontos de tráfico de drogas que funcionam em plena luz do dia, com a venda de drogas a usuários e dependentes químicos ainda que na presença de crianças e adolescentes, sempre de forma ostensiva.
Segundo os promotores de Justiça, “o tráfico de drogas escancarado expunha as pessoas ao risco, porquanto os traficantes utilizavam de armas de fogo e violência para assegurar o domínio dos territórios e o pagamento das drogas”.
Participam da operação policiais militares da 4ª Companhia Independente de Policiamento Especializado, Comave, e da 4ª Região da Polícia Militar, policiais penais do Canil e da Ceaop, policiais civis da Delegacia Regional de Juiz de Fora, agentes e servidores do Gaeco-JF.
Xangai é o nome da composição férrea que atendia o transporte coletivo entre as cidades de Juiz de Fora e Matias Barbosa. Simboliza nessa operação a interação entre os traficantes das duas cidades.
Fonte: MPMG