Parlamento Jovem de Muriaé comemora primeiro mandato
Cerca de 30 Projetos de Lei foram propostos, visando o fomento ao esporte, saúde, proteção animal, além de fortalecer a participação dos jovens na política
Após um ano de intensas atividades, os 16 jovens vereadores eleitos para o Parlamento Jovem 2024 da Câmara de Muriaé finalizaram o mandato comemorando conquistas expressivas. A sessão de encerramento da 1ª Legislatura foi realizada no Plenário da Casa Legislativa e contou com a presença de autoridades, vereadores e a comunidade.
Eleitos em setembro de 2023 e empossados em janeiro deste ano, os jovens parlamentares participaram ativamente da rotina legislativa, acompanhados por padrinhos vereadores. Durante o mandato, eles participaram de atividades educacionais que abordaram gestão municipal, tomada de decisões públicas, valorização da ciência e combate à desinformação.
Produção legislativa destacada
Os jovens vereadores produziram ao longo do ano:
- 28 projetos de lei
- 7 requerimentos
- 5 indicações
- 3 moções
Os temas trabalhados foram diversos e incluíram:
- Fomento à prática de esportes
- Proteção a pessoas em situação de rua
- Inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas reuniões da Câmara
- Incentivo ao hábito da leitura e escrita
- Participação das mulheres na política e na gestão educacional
- Acessibilidade urbana e uso dos espaços públicos
- Inclusão da juventude na política
- Proteção animal
- Saúde pública
Relatos emocionantes
O presidente da 1ª Legislatura, Felipe Pinheiro, destacou o impacto positivo do projeto:
“Este primeiro ano do Parlamento Jovem foi uma experiência incrível e histórica. Fazer parte desse momento e liderar como o primeiro presidente foi um desafio repleto de aprendizados. Estamos deixando um legado que inspirará outras gerações.”
Já a jovem vereadora Celiny Júlia ressaltou a oportunidade de aprendizado:
“Muitos jovens da minha idade não têm informações sobre a importância dos trabalhos que acontecem na Casa Legislativa. Por meio dessa iniciativa, eles podem conhecer ou acompanhar o trabalho dos nossos vereadores mais de perto.”
Sobre o Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem de Muriaé foi criado em 2023, como parte do Programa Cidadania, para promover a participação ativa da juventude na sociedade. Os integrantes foram escolhidos democraticamente entre estudantes das escolas estaduais Cândido Portinari, Desembargador Canedo, Engenheiro Orlando Flores, Olavo Tostes e Professor Orlando de Lima Faria, além das escolas particulares Equipe, Ômega e Escola São Paulo.
Com apoio técnico e o desejo detectado entre os jovens de se envolverem no cenário político municipal, o projeto consolidou-se como uma ferramenta importante para o desenvolvimento da consciência cidadã.
A 1ª Legislatura do Parlamento Jovem encerra com a certeza de que as sementes plantadas em 2024 continuarão rendendo frutos nos próximos anos.
Fonte: Guia Muriaé, com informações da CBA