Homem é preso por perseguição e importunação sexual em Cataguases
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu, na tarde desta segunda-feira, 20 de janeiro, um homem de 45 anos, suspeito de praticar atos de perseguição e importunação sexual contra uma jovem, de 18, em Cataguases.
As investigações da Delegacia de Polícia Civil em Cataguases apontaram que, em meados de 2022, após criar um perfil em uma rede social, a vítima começou a receber mensagens insistentes e declarações de amor de um seguidor (stalker).
Depois de ser bloqueado, o suspeito criou novos perfis para dar continuidade à perseguição. Em 2023, o homem foi identificado e mudou-se para Cataguases, onde passou a monitorar os horários da vítima e frequentar locais próximos à residência e ao trabalho dela.
Além disso, o stalker enviava vídeos de teor erótico pelas redes sociais e, ao avistar a vítima acompanhada de homens, gravava vídeos ameaçando matar qualquer pessoa que estivesse com ela.
Conforme apurado, quando tomou conhecimento do relacionamento amoroso da vítima, o suspeito passou a ameaçar de morte o atual namorado da jovem, utilizando palavras de cunho sexual e violentas, inclusive postando ameaças públicas em redes sociais.
Diante dos fatos, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do investigado, que foi deferida pela Justiça. O mandado foi cumprido, e o homem encaminhado ao sistema prisional.
Stalker é o nome dado à conduta ilícita de seguir ou acompanhar uma pessoa, de maneira reiterada ou constante, com ameaças à sua integridade física ou psicológica, causando constrangimentos e intimidações que resultem em restrição ou perturbação de sua liberdade ou privacidade.
Fonte: PCMG