UFJF oferece 150 vagas gratuitas em especialização sobre Ensino de Ciências
Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Ensino de Ciências – Ciência é 10, oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância (Cead). São 150 vagas gratuitas, distribuídas em cinco polos de apoio presencial em Minas Gerais: Sabará, Formiga, Cambuí, Juiz de Fora e Itamonte.
O curso, realizado a distância, empenha-se na construção do conhecimento científico, valorizando o processo de aprendizagem como algo instigante e desafiador, que vai além do simples acúmulo de informações. Busca-se assim um ensino diferenciado, com estratégias inovadoras de ensino e aprendizagem, em parceria com os estudantes. Para tanto, serão trabalhados recursos pedagógicos, tecnologias digitais e projeto pedagógico da escola.
Espera-se qualificar a prática de docentes da área de Ciências da Natureza. Desse modo, a especialização é destinada, prioritariamente, a docentes com graduação em Ciências Biológicas ou em outros cursos de licenciatura, como Química e Física, que atuam no ensino fundamental, principalmente nos anos finais.
As inscrições devem ser realizadas, até as 16h do dia 5 de fevereiro, por meio de formulário disponível no site do Cead: ufjf.br/cead.
Objetivos e eixos temáticos
O curso tem como objetivo principal redefinir a prática docente na área de ciências, alinhando-a às demandas contemporâneas das salas de aula. A proposta pedagógica do curso incentiva uma abordagem investigativa por meio da formulação de perguntas que promovam reflexões críticas e interativas.
Os conteúdos estão organizados em quatro eixos temáticos: Vida, Ambiente, Universo e Tecnologia, abordados de forma integrada e contextualizada, considerando as diferentes etapas da educação básica.
“A especialização estimula os participantes a refletirem sobre sua atuação em sala de aula, promovendo diálogo permanente com a prática docente. Incentiva o ensino investigativo, por meio da observação, experimentação e análise de resultados, tanto pelos professores quanto pelos estudantes”, afirma a coordenadora da especialização, Patrícia Almeida.
Desde o primeiro módulo, os professores cursistas vivenciarão práticas reflexivas em ambiente colaborativo, envolvendo seus pares, a escola e a comunidade.
“Buscamos também uma reflexão crítica sobre o ensino de ciências, analisando o papel das ciências na educação básica, e o reconhecimento de fundamentos teóricos e metodológicos”, completa a coordenadora.
O profissional formado em “Ciência é 10” estará apto a atuar como especialista em Ciências da Natureza, promovendo práticas pedagógicas inovadoras e alinhadas às necessidades da educação básica.
As atividades do curso estão previstas para ocorrerem de forma assíncrona e síncrona por videoconferência, com uso de metodologias ativas, almejando a participação e o engajamento dos alunos. O curso remoto, que recebe o apoio do Centro de Educação a Distância (Cead/UFJF), terá duração de 18 meses, incluindo o tempo para o Trabalho de Conclusão de Curso.
Seleção
O processo seletivo será desenvolvido por meio da análise dos documentos obrigatórios, análise curricular e da avaliação da carta de intenção.
O candidato concorrerá apenas às vagas destinadas ao polo para o qual originariamente tenha se inscrito. Não será permitida a troca de Polo após a efetivação da inscrição.
O resultado final estará disponível no dia 17 de fevereiro, a partir das 18h, no site do Cead. O início das aulas está previsto para o dia 17 de março.
Confira aqui o edital
Faça aqui a sua inscrição
Fonte: UFJF