Casal tem sete gatos envenenados no bairro da Barra
A Associação Pedido de Socorro Muriaé (PSM) denuncia que um casal, que reside na Rua Osvaldo Cruz, na Barra, teve sete gatos envenenados no período de um mês.
O grupo pede a ajuda da população para a possível identificação dos autores. “Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos de vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno. Leve tudo (o animal e o alimento) para um veterinário, pois ele poderá encaminhá-lo a um órgão competente para fazer a necrópsia e emissão de um laudo oficial da causa da morte. Consiga testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamento. Já de posse do laudo e com as fotos, vá à delegacia com as testemunhas munidas de RG e faça um Boletim de Ocorrência (BO). Se além de matar o animal, o veneno venha a afetar alguma pessoa, o crime torna-se mais grave, podendo ser qualificado como tentativa de homicídio”, relataram em nota na fan page da associação.
Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98, decreto 24645/34). Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa.
Fonte: Guia Muriaé