Obras de mineroduto está assoreando o Ribeirão São João e poluindo a água que a população Tombos consome
O Ribeirão São João, um dos afluentes do Rio Carangola, que abastece a população da cidade de Tombos com sua água está sofrendo várias agressões com as obras do mineroduto Minas-Rio.
Nesse trecho, na entrada da Fazenda da Cascata, na Rodovia LMG 900, a travessia do mineroduto sobre o leito desse ribeirão expõe um grave problema ambiental. O assoreamento causado pela obra no leito do rio com a deposição de grande quantidade de terra que é levada pelas águas.
Segundo o Diretor do SAAE de Tombos e Secretário de Meio Ambiente, Geneci Izidoro, desde que a obra começou tem tido a necessidade de aumentar consideravelmente os produtos químicos para tratamento da água. Além de aumentar os gastos e o custo para seu tratamento. Ou seja, a água está sendo bastante poluída. O aumento dos sedimentos e matéria orgânica na água colocam em risco toda a população Tombense.
Esse é apenas um dos pequenos detalhes do grande prejuízo ambiental que essa obra vem trazendo para a nossa região. Que ao seu final irá deixar um rastro de destruição irrecuperável. As medidas compensatórias ambientais não tem a transparência de suas aplicações e necessidades, que poderiam ter sido discutidas em Audiências Públicas. Portanto são discutíveis seu alcance e a eficácia dessas compensações.
Fonte e foto: O Combatente