Campanha do Desarmamento – Polícia Militar de Muriaé funciona como posto de coleta
A Campanha do Desarmamento foi lançada pelo Governo Federal a partir de 06 de maio de 2011 e o 47º Batalhão da Polícia Militar de Muriaé, foi indicado como Posto de Coleta e encontra-se apto a receber o armamento o que já vem ocorrendo.
O cidadão muriaeense, está aderindo a campanha do desarmamento e está entregando sua arma de fogo, consciente da necessidade de diminuir a violência e evitar que uma vida seja retirada com seu emprego, sendo várias armas recolhidas na sede do 47º BPM, na Rua José de Freitas Lima Júnior, nº 47, bairro Safira, Muriaé-MG.
É importante alertar ao cidadão que para a entrega de sua arma, é necessário que o mesmo acesse a página http://www.entreguesuaarma.gov.br e gere uma guia de trânsito pois, este documento autorizará o transporte e, somente do local onde a arma se encontra, até o ponto de coleta, devendo ser transportada desmuniciada e embalada separadamente a arma e munição, de forma que não seja possível seu uso imediato, conforme art. 2º, § 4º, da Portaria nº 797/2011-MJ (Ministério da Justiça).
O interessado que não tiver meios de acesso à internet, poderá comparecer às sedes das Unidades credenciadas, ou seja, nos postos de coleta, para obter a Guia de Trânsito e, neste caso, não deverá estar transportando a arma nem munição.
Para a entrega da arma é assegurada a não identificação do proprietário ou possuidor durante o procedimento de entrega e o pagamento da indenização.
O interessado deverá, caso possível, levar o documento de registro da arma de fogo para que se proceda o seu respectivo cancelamento no SINARM.
No ato da entrega, da arma de fogo, acessório ou munição, será expedido um protocolo e um número de senha para o recebimento da indenização, a qual varia entre R$100,00 a R$300,00, que será pago pela agência do Banco do Brasil, em prazo não inferior a um dia útil, desde que verificada que a arma de fogo não seja artesanal, de fabricação caseira, simulacro ou se enquadre na hipótese do art. 70-H do Decreto 5.123/04.
Em caso de inviabilidade de recebimento da indenização por parte do cidadão que entregar sua arma de fogo, devido ter ocorrido problema relacionado à senha e a entidade bancária, esse deverá fazer contato com o MJ através do telefone (061) 3962-1999, 2025-3135 e 2025-3315 ou via e-mail [email protected].
Os militares encarregados de receberem as armas da campanha são: O Tenente Cunha e Sargento Peixoto, conforme abaixo.
De Segunda à sexta-feira nos seguintes horários:
Segunda-feira: 08h 30min às 11h 00min e 14h 00 min às 17h 00 min;
Terça-feira: 14h 00 min às 17h 00min;
Quarta-feira: 08h 30min às 11h 30min;
Quinta-feira: 08h 30min às 11h 00min e 14h 00 min às 17h 00 min;
Sexta-feira: 08h 30min às 11h 00min e 14h 00 min às 17h 00 min;
Obs.: Podendo ser agendado a visita pelo telefone (32) 3696-3250.
Fonte: Polícia Militar de Muriaé