Resumo da novela Império – Capítulo 185, sexta-feira (20/02)
Vai ao ar hoje (20/02), na Globo, o capítulo 185 da novela Império. No capítulo desta sexta-feira, Silviano convida Lorraine para um café. Vicente consola Cristina. Antoninho e seus amigos comemoram o resultado da apuração.
Silviano assume para Lorraine o seu amor por Maria Marta. José Alfredo desconfia de Silviano. Danielle questiona Maurílio sobre o atentado ao Comendador. José Pedro encontra com Bruna e a leva para tomar um sorvete. Maria Clara liga para Vicente para saber de Cora, e demonstra ciúmes por ele estar com Cristina. Cristina resolve ir em sua casa e Vicente pega carona com ela. Antoninho começa a festa na escola de samba. Enrico vai à casa de Leonardo e pede desculpas a ele.
Cláudio se emociona ao falar de Enrico para Beatriz. Maria Clara faz uma surpresa para Vicente, que não gosta. José Alfredo consola Elivaldo ao visitar Cora no hospital. Felipe segue Enrico. Maria Marta convida Claraíde para sentar à mesa de jantar. Maria Marta liga para José Pedro e ele finge não se sentir bem. Helena leva Salvador para visitar a galeria de arte onde fará sua exposição. Ismael chama atenção de Lorraine por ela ter ido à casa de Silviano.
José Alfredo questiona Maria Marta sobre a paternidade de José Pedro e eles discutem. Salvador pede Helena em casamento. José Alfredo chama Maria Ísis para dormir em sua casa. José Alfredo exige um teste de DNA dos seus filhos com Maria Marta.
Leia também: Últimos capítulos da novela Império – Cora é baleada e morre em hospital
Leia também: Resumo do capítulo de hoje, sábado (21/02)
Zé surta com Marta: ‘Será que algum dos filhos é do Silviano?’
O clima fica tenso entre José Alfredo (Alexandre Nero) e Maria Marta (Lilia Cabral). Em uma conversa, a aristocrata cobra do marido piedade a José Pedro (Caio Blat). “Você não podia ter expulsado um filho de casa e da empresa! Que espécie de monstro é você? Nenhum pai faz o que você fez com o próprio filho”, diz ela.
Zé aproveita para questionar a paternidade. “Andei pensando… Porque não sou burro, não! Se você foi casada com Silviano, será que algum dos filhos é do Silviano?”.
Cris chora nos braços de Vicente e ele garante: ‘Sempre vou estar aqui’
Cora (Marjorie Estiano) aprontou todas para Cristina (Leandra Leal) conseguir herdar o que tem por direito. Mesmo colocando a família nas maiores furadas, a megera conquistou o amor dos sobrinhos. Após ser baleada na Sapucaí, ao salvar a vida de José Alfredo (Alexandre Nero), Cora é internada e o médico avisa que ela está em estado grave.
Preocupada, Cristina desabafa com Vicente (Rafael Cardoso), que não podia deixar de estar ao lado da ex. “A tia é uma pessoa difícil, maluca… Até mesmo má, às vezes. Mas ajudou minha mãe a me criar, faz parte da minha vida! E mesmo ela tendo aprontado de tudo nessa vida, eu não consigo…”, lamenta Cristina, já aos prantos nos braços do ex.
Fofo como sempre, o chef de cozinha afaga Cristina e garante: “Quero que saiba que sempre vou estar aqui para segurar a sua mão e te dar um ombro amigo. Pode contar comigo”.
Zé exige exame de DNA dos filhos
Depois que descobriu que Silviano (Othon Bastos) e Marta (Lilia Cabral) já foram casados, José Alfredo (Alexandre Nero) só quer saber de uma coisa. “Vamos voltar àquele papo, a suspeita de que um dos filhos não seja meu e, sim, de Silviano”, diz ele à madame.
Marta reclama da insistência e ele joga duro. “Tanto que exijo um exame que comprove a paternidade de todos os nossos filhos”.
Zé conclui quem é seu verdadeiro assassino: Silviano
José Alfredo (Alexandre Nero) conversa com Josué (Roberto Birindelli) em sua sala na Império. É claro que o assunto não poderia ser outro: desvendar o maior inimigo do Comendador. Após ter sido atacado em plena Sapucaí, no meio do desfile de carnaval, Zé pensa e chega a uma conclusão:
“Tenho certeza que é o Silviano (Othon Bastos), ele mandou um matador de aluguel para a avenida, queria um show completo, para mostrar poder, fazer uma ópera como as que ele deve ouvir quando está no seu muquifo asqueroso”.
Mas Josué insiste na ideia de que Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) é o grande responsável. Zé explica: “Maurílio não é a peça chave dessa história, é apenas o executor, um reles pau-mandado de alguém muito pior: meu verdadeiro inimigo… Maurílio é só para despistar, mas por trás dele tem o Silviano! Tenho certeza… Aquele velho é maquiavélico, vingativo…”.
União de Santa Teresa é campeã e Juju Popular tem uma surpresa
Chega o momento mais esperado para a União de Santa Teresa: a decisão da campeã do Carnaval. “Deeez!!! Nota dez!”, avisa o locutor dando a nota para a Escola de Samba de Antoninho (Roberto Bonfim). A comemoração começa com gritos, muita alegria e serpentinas.
Juju Popular (Cris Vianna) se emociona com a vitória e tem uma grande surpresa! Orville (Paulo Rocha) a observa de longe e acena em sinal de positivo, deixando a rainha de bateria ainda mais feliz. Será que as coisas vão mudar entre os dois?
Leonardo se entrega e toma banho com Etevaldo
Etevaldo (André Gonçalves) chegou de repente na vida de Léo (Klebber Toledo) e já fez a maior diferença. O ritmista começou de mansinho e foi mostrando suas reais intenções com Léo. De coração aberto e sem medo do preconceito, Etevaldo faz de tudo para conquistar o rapaz.
Por já ter sofrido muito na vida, Léo tentou deixar Etevaldo só na amizade, mas o homem do bumbo da Escola de Samba não desistiu e parece que vai conseguir o que quer! Leonardo não resiste: ele toma um banho caprichado junto com Etevaldo.
No chuveiro, os dois caem na risada e Léo se entrega ao momento.
Zé revela dívida eterna com Cora e faz promessa a Cris e Elivaldo
Cora (Marjorie Estiano) está internada em estado grave no hospital e Elivaldo (Rafael Losso) e Cristina (Leandra Leal) não baixam a guarda. Os dois se revezam no plantão para não deixar a tia sozinha. Desta vez, Elivaldo está sozinho quando recebe uma visita inesperada. Zé Alfredo (Alexandre Nero) não poderia deixar de ver a pessoa que salvou sua vida.
Ao ver o tio, Elivaldo abre o coração e chora temendo que ele e Cris fiquem sozinhos. José Alfredo abraça o sobrinho e o consola: “Você e Cristina nunca, nunca vão ficar sozinhos, desamparados… Nunca! Ela é minha filha e você é meu sobrinho, filho do meu irmão Evaldo… Somos a família Medeiros! Nós estamos juntos, ouviu?! Nós somos uma família!”.
Mas o Comendador não para por aí e afirma que tem uma dívida com Cora: “Não dizem que vaso ruim não quebra? Acredito na recuperação dela… E fiquei com uma dívida de gratidão com Cora, quero muito que ela se restabeleça para que eu possa agradecer”.
Emocionado, Enrico declara a Léo: ‘Você é uma pessoa de valor’
Depois que soube do caso do pai com Leonardo (Klebber Toledo), Enrico (Joaquim Lopes) ficou inconformado e fez questão de mostrar sua raiva. Mas as águas rolaram e Claudio (José Mayer) acabou ferido para defender Enrico de um maníaco. Este fato acabou fazendo com que o chef de cozinha refletisse sobre suas ações.
Arrependido, Enrico resolve encontrar Léo e pedir desculpas por tudo o que fez contra o rapaz. “Eu te peço perdão, perdão por tudo. Acho que estava cego, doente de preconceito… Enfim, não existe desculpa para as minhas atitudes. Eu devia ser um caso perdido, mas aí… aconteceu aquilo com o meu pai e eu vi o quanto você é um cara legal”, explica Enrico emocionado.
Léo parece não acreditar no que ouve e o chef de cozinha continua: “Eu transcendi a qualquer informação a seu respeito e vi o quanto você é, antes de tudo, uma pessoa de valor. Eu pude até entender o que meu pai viu em você…”, declara Enrico.
Animado com a visita inesperada e com as palavras do novo amigo, Léo abraça Enrico em sinal de paz.
Vai ao ar, nos próximos capítulos:
Cora tem noite de amor com José Alfredo em hospital
Após ser baleada no desfile de carnaval, Cora (Marjorie Estiano) recebe a visita de José Alfredo (Alexandre Nero) no hospital. “Foi pra isso que vivi! Pra me entregar a você, pra ser sua… Sonhei todas as noites da minha vida que você chegava, assim mesmo, no escuro e aí deitava do meu lado, me tomava nos seus braços”, delira a megera.
Ali mesmo no leito do hospital, o Comendador resolve saciar o desejo da maluca. “Deitar do seu lado, lhe tomar nos meus braços, tirar sua virgindade que você guardou pra mim com tanto zelo… Pois chegou a hora, Cora dos Anjos, a mulher que sonhou com este momento a vida inteira! Seu sonho vai se realizar agora”, diz José Alfredo.
Marta parte para cima de Zé e faz desafio: ‘Vai dobrar a língua’
Marta (Lilia Cabral) fica revoltadíssima com Zé (Alexandre Nero) após o marido exigir exame de DNA para saber se todos os três filhos são realmente dele. Os dois discutem muito e, no auge da briga, Marta parte para cima do Comendador: “Você insiste em me chamar de vagabunda! Pois eu vou lhe mostrar quem é a piranha, com estes cinco dedos na sua cara! Toma, desgraçado! Toma! Toma!”.
Zé tenta se defender dos golpes. Com muito custo, Marta dá um sossego a ele. Mas antes de sair, ela é curta e grossa: “Então você trate de escolher o laboratório e o local, e me encarrego de levar todos os filhos pro exame, inclusive José Pedro… E também Silviano. Aí você vai dobrar a língua e parar de me chamar de piranha!”.
Informante de José Alfredo descobrirá quem é Fabrício Melgaço
José Alfredo (Alexandre Nero) marcará uma reunião com toda a família para anunciar o sucesso dos negócios com os chineses. Em seguida, dispensará todos e ficará a sós com Cristina (Leandra Leal) em sua sala para contar as novidades:
– Meu informante finalmente conseguiu descobrir quem é o cabra safado que se esconde atrás desse nome.
– Jura? E o senhor já sabe quem é?
– Ainda não. O informante não quis falar por telefone. Sabe como é, o meu pode estar grampeado. Mas marcou um encontro para me dar a informação. Ainda hoje, na rua da Quitanda, à meia-noite.
Enquanto isso, Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) acompanhará toda a conversa por meio do computador, graças às câmeras instaladas na sala do milionário. Ele rapidamente ligará para seu comparsa e avisará:
– O comendador tem um informante que já sabe quem você é. Acabei de ver quando ele falou isso para a Cristina, pelas câmeras. Vão se encontrar à meia-noite numa rua deserta lá no centro. Não tem jeito, vamos ter que matar os dois, antes que se falem.
Quando desligar, o vilão vai comemorar o plano:
– É, comendador… Muita gente vira abóbora quando dá meia-noite. Já você vai virar presunto!
Extra – Marjorie Estiano se despede de ‘Império’
Marjorie Estiano gravou nesta quinta-feira, 19/02, sua última cena em Império. Emocionada com a experiência vivida na trama de Aguinaldo Silva, a atriz se despediu com carinho dos colegas de elenco e produção.
Ao rodar sua última sequência na pele da vilã, Marjorie recebeu aplausos e flores de toda a equipe da novela. A atriz garante que está muito feliz com o desfecho de sua personagem. “Eu adorei esse final da Cora, embora tenha sido em sonho, ela realizou o desejo dela. Ela é mergulhada em contradição, ela acaba morrendo por outra pessoa e eu acho isso impactante”, fala emocionada.
“Cora não morreu. Ela está por aí, está vivíssima nessa marca que ela deixa. Esse apego já é uma permanência. A personagem vai estar tanto com o publico, quanto comigo”, brinca a atriz.
Marjorie começou em Império dando vida a Cora na fase jovem. Depois, após a vilã passar por um rejuvenescimento na trama, a atriz retornou e cumpriu com o desafio de viver a megera novamente. Agora, ela se despede em grande estilo de sua personagem: “É a redenção dela”, diz a atriz.
Na trama, Cora salva a vida de José Alfredo ao levar um tiro no lugar do amado. A megera vai para o hospital, mas não vai resistir e morrerá.
Leia também:
* Resumo da novela Império – 16/02 a 21/02
* Resumo da novela Império – 23/02 a 28/02