Resumo da novela Império – Capítulo 187, segunda-feira (23/02)
Vai ao ar hoje (23/02), na Globo, o capítulo 187 da novela Império. No capítulo desta segunda-feira, José Alfredo se despede de Cora, que acaba falecendo no hospital. Maria Clara discute com Maria Marta. Silviano acredita que pode ser pai de José Pedro.
Tuane e Elivaldo pensam em ter outro filho. Cristina recebe a notícia da morte de Cora e José Alfredo a ampara. Todos sentem o falecimento de Cora. Felipe invade o quarto de Enrico. Xana cuida de Cristina, Elivaldo, Tuane e Vitor. Carmem provoca um surto em Salvador. João Lucas conversa com José Pedro. Lorraine limpa a casa de Silviano.
Maria Marta flagra os funcionários especulando sobre a paternidade de José Pedro. Sai o resultado do exame de sangue dos filhos de José Alfredo. Danielle tenta intimidar Maurílio. Salvador anda desorientado pelas ruas e Helena e Orville ficam preocupados. Carmem beija Jonas. Maria Clara reclama da presença de Enrico. José Pedro sofre um boicote na sauna.
Leia também: Resumo do capítulo de hoje, terça-feira (24/02)
Felipe invade banheiro masculino e comete uma loucura
Felipe (Laércio Fonseca) vai passar dos limites mais uma vez. O cozinheiro apaixonado por Enrico (Joaquim Lopes) invade um banheiro masculino e perde a cabeça ao ser contrariado.
Transtornado e com uma faca em mãos, o maluco ameaça a vítima. “Tá com medo? Eu posso te matar, sabia?”. Quem será ameaçado por ele?
Clara humilha Marta: ‘Nunca se deu ao respeito’
Maria Clara (Andreia Horta) tem uma discussão séria com Marta (Lilia Cabral). ”Já sou bem grandinha pra não ter que dar satisfação pra mamãe sobre onde durmo”, diz a designer ao chegar em casa.
As duas começam a brigar e a aristocrata pede respeito à filha. “Você que nunca se deu ao respeito! Escondeu o ex dentro de casa por anos, fantasiado de mordomo!”, diz Clara para a mãe.
As duas ainda falam sobre o exame de DNA exigido por José Alfredo (Alexandre Nero). “Vai ser ótimo pra saber se os três filhos têm mesmo o sangue dos Medeiros. E já vou avisar… Se der negativo, vou virar a cara pra você, pra sempre”, afirma Clara.
Silviano fala sobre filho com Marta
Marta (Lilia Cabral) liga para Silviano (Othon Bastos) para pedir que ele vá até a Império. “É coisa rápida, só para um exame de sangue. Meio chato isso… Mas o Zé cismou, de uma hora pra outra, que você pode ser o pai de um dos filhos dele”, diz ela ao telefone.
O mordomo garante que adoraria ter um filho com a imperatriz. “Sempre desejei ser o pai de José Pedro”, confessa.
Marta implora para Zé desistir de exame de DNA
Marta (Lilia Cabral) não está nada disposta a fazer o exame de DNA para comprovar a paternidade de José Alfredo (Alexandre Nero). “Vim pra falar muito sério e te pedir pela última vez: desiste dessa ideia absurda de coletar o sangue dos nossos filhos! Já mostrei o resultado dos exames que fizeram lá na maternidade quando eles nasceram”, explica ela.
Mas o todo-poderoso está decidido! “Marta, vivi tempo demais contigo e conheço bem os teus métodos. Quero que a coleta de sangue dos meus filhos aconteça na minha frente, e que o exame seja feito sem nenhuma margem de erro”, garante ele.
Cora morre após ‘amar’ Zé Alfredo
Cora (Marjorie Estiano) parece finalmente ter realizado seu sonho. ”Você foi meu, Zé, e foi melhor do que eu pensava… Você me fez mulher!”, diz ela após ter uma noite de amor com Zé Alfredo (Alexandre Nero) no hospital.
O Comendador ainda se declara para a megera. “Eu te amo, Cora”. Só que para a enfermeira, tudo não passou de um delírio da maluca. “Ele mesmo! Meu cunhado. Esteve aqui… Deitou comigo… E me amou! Cumpriu com o destino dele… Me fez mulher”, afirma Cora. A enfermeira estranha. “Mas eu estava no meu posto, no fim do corredor, e sei que aqui não entrou ninguém”.
Minutos depois, Cora passa mal e morre. “Ela está delirando, doutor! Insiste que recebeu uma visita agora há pouco, imagina! Lá não entrou ninguém, eu estava no meu posto o tempo todo! Os batimentos cardíacos dela estão muito acelerados”, desespera-se a enfermeira ao pedir ajuda.
Felipe ameaça matar Enrico
Enrico (Joaquim Lopes) toma o maior susto quando sai do banho e dá de cara com Felipe (Laércio Fonseca) armado. “Baixa essa faca, Felipe, cuidado com isso, baixa a faca”, suplica.
O maluco dá uma opção ao chef. “Está com medo? Eu posso te matar, sabia? Ou não… Ou não! Porque você pode facilitar as coisas se ficar comigo… Que tal?”, sugere o cozinheiro.
José Pedro é trancado em sauna
José Alfredo (Alexandre Nero) reúne os filhos para pedir atenção a todos. “Vocês, que são minha família, podem estar correndo perigo! De repente, o tal que me persegue pode querer me atingir através de um de vocês”, alerta o Comendador.
O todo-poderoso também se preocupa com os netos. “Só peço uma coisa. Cuidado. Estejam sempre atentos. E fale pra Du pra não se descuidar com os gêmeos”.
Já no hotel, José Pedro (Caio Blat) resolve relaxar em uma sauna. O que ele não imagina é que alguém vai trancá-lo lá dentro.
José Alfredo recebe o resultado de DNA
Todos estão apreensivos para saber de quem são os filhos de Marta (Lilia Cabral). “Já saiu o resultado… O senhor Silviano (Othon Bastos) tem o sangue tipo O. Senhor José Alfredo (Alexandre Nero) tem o sangue AB. Dona Marta, o sangue A. João Lucas (Daniel Rocha) e Clara (Andreia Horta) têm o sangue B. Quanto a José Pedro (Caio Blat), o sangue é AB”, anuncia o técnico.
Marta comemora o resultado.”Igual ao pai, que, portanto, é o Zé Alfredo. Ou seja, não tem como nenhum deles ser filho de Silviano!”.
Cristina e Zé descobrem que Cora morreu
José Alfredo (Alexandre Nero) encontra Cristina (Leandra Leal) no hospital. O Comendador fala sobre o atentado que sofreu no desfile de carnaval. “Só pode ter sido o canalha do Maurílio, mas eu não tenho provas. O que sei é que existe alguém por trás dele… E só pode ser o Silviano”, garante ele.
O médico chega na hora com péssimas notícias. “Você precisa ser forte. Porque a notícia não é nada boa”, diz ele ao dar entender que Cora (Marjorie Estiano) morreu.
Enrico fica entre a vida e a morte
Enrico (Joaquim Lopes) vai passar por maus bocados no capítulo de Império desta segunda-feira, 23/02. Felipe (Laércio Fonseca) vai invadir banheiro e ameaçará matar o bonitão, que está de toalha enrolada no corpo. Enquanto isto, Cris (Leandra Leal) descobre que Cora (Marjorie Estiano) morreu no hospital.
Vai ao ar, nos próximos capítulos:
Pedro entra em pânico e cai duro no chão
José Pedro (Caio Blat) começa a estranhar a temperatura da sauna do hotel. Quando ele resolve sair, tem uma surpresa! Alguém o deixou trancado ali dentro.
Sem conseguir respirar, o filho de José Alfredo (Alexandre Nero) grita e pede ajuda. “Alguém… Me trancou… Aqui! Tem alguém… Querendo… Me matar! Socorro!”, diz ele perdendo as forças e caindo duro no chão.
Cristina encontra vídeo revelador de Cora
Depois da morte de Cora (Marjorie Estiano), Cristina (Leandra Leal) vai mexer nas coisas da tia. Ao encontrar um vídeo, ela fica de boca aberta com o que as imagens revelam sobre a megera. “Então a tia Cora era mesmo uma criminosa!”, diz a moça incrédula.
A filha de José Alfredo (Alexandre Nero) fica perplexa por não ter desconfiado de nada. “Tia Cora foi queimando arquivo atrás de arquivo!”, surpreende-se Cris.
Advogada Carmen morrerá queimada
Carmen (Ana Carolina Dias) chegará a ser presa. Ela combinará com Jonas (Luca de Castro) e novo namorado de sequestrar Salvador (Paulo Vilhena) e mantê-lo num sítio num local distante pintando quadros. A dupla aproveitará que o artista estará sozinho na casa de Xana (Aílton Graça) e entrará escondida lá, disposta a aplicar uma injeção para dopá-lo. Porém, o cabeleireiro chegará na hora e impedirá o crime.
Carmen será levada para a delegacia e encontrará um policial conhecido. Ela explicará que o primo do marido surtou, fugiu de casa e foi preciso levar um enfermeiro para aplicar uma medicação tranquilizante.
– Chegaram dizendo que estávamos drogando o rapaz. Pode uma coisa dessas? – mentirá ela.
Devendo favores à advogada, o delegado concordará que foi uma acusação injusta e tratará de liberá-la. Ao saber da novidade, Orville (Paulo Rocha) logo irá atrás da ex e, indignado, vai acusá-la de uma série de crimes. Os dois discutirão e ele vai propor um acordo:
– O que você quer pra me devolver a casa e sumir da minha vida?
– Quero o dinheiro que faturamos com os quadros do maluquinho, que está numa conta conjunta. É só assinar o cheque comigo, já que o banco só aceita as duas assinaturas. E vai estar livre para ser babá do seu doido de estimação!
Orville aceitará e, dias depois, ela se encontrará com Jonas numa loja em obras.
– Por que você marcou aqui e não na sua galeria? – questionará a advogada.
– A gente não pode dar bandeira. Tenho receio que o Orville apareça por lá e nos veja juntos. Precaução, Carmen. E depois, queria ficar a sós com você. Tem lugar melhor que essa minha loja que está em obras?
Carmen olhará em volta e dirá que o espaço vai dar uma bela galeria. Tenso, Jonas interromperá o assunto e perguntará se ela já descontou o cheque.
– Ainda não, o valor é alto, o banco me informou que tem que declarar a origem dos recursos para o Banco Central. Mas chequei que Orville não fez nenhuma lambança, não sustou o cheque, nem nada. A grana está à disposição na conta – responderá.
O comparsa vai propor que eles descontem no mesmo dia, com um agiota amigo. Carmen dará o cheque para Jonas, que sairá apressado. Horas depois, a advogada ficará impaciente com a demora e entrará em contato. A empregada atenderá e dirá que Jonas, a mulher e os filhos não se encontram. Carmen surtará:
– Desgraçado! O miserável me enganou! Levou meu cheque, todo o meu dinheiro e fugiu com a esposa! Ah, mas ele me paga! Eu vou dar um prejuízo para ele que ele vai se arrepender de ter nascido!
A vilã, então, derramará material inflamável por todo o local e ateará fogo, mas, ao tentar sair, perceberá que a porta está trancada. Ela ligará para Orville para pedir ajuda, mas não o encontrará. Carmen ainda vai implorar para que moradores de rua curiosos chamem os bombeiros, mas eles ignorarão. Até que haverá uma explosão e ela morrerá queimada.
José Alfredo roubará dinheiro de Maurílio
Bruna (Kiria Malheiros) irá contar a Maria Marta (Lilia Cabral) que ouviu Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) dizer que está com o diamante de José Alfredo (Alexandre Nero). A menina revelará ainda que o biólogo instalou uma câmera na sala do empresário. Ao saber de tudo isso, ele ficará furioso e prometerá se vingar.
O empresário, então, vai preparar uma armadilha. Ele chamará Cristina (Leandra Leal) em seu escritório e dirá que seu informante descobriu quem é Fabrício Melgaço. José Alfredo acrescentará que marcou um encontro no Centro com o homem para receber os dados e dará o endereço completo. Maurílio verá tudo e, claro, irá atrás do rival.
Ao chegar lá, porém, será surpreendido pela polícia e acabará preso. Marta logo telefonará para Danielle (Maria Ribeiro) para dar a notícia. A perua sairá apressada e deixará a filha no quarto. A milionária aproveitará para pegar Bruna e levá-la até a suíte de Maurílio, junto com o comendador. A garota explicará que viu o vilão digitando a senha do cofre várias vezes:
– Eu enxergava de rabo de olho. Tinha dia que eu via ele digitar só os primeiros números, aí me olhava e eu virava a cara. Aí, noutro dia, eu só via os últimos. Acho que é 4759.
José Alfredo tentará várias combinações com esses números, até que conseguirá abrir. Para sua surpresa, o diamante não estará lá.
– O canalha do Maurílio deve ter desconfiado de alguma coisa e mudou de esconderijo, levou o meu diamante para outro muquifo – lamentará o comendador.
Mas nem tudo estará perdido. Eles encontrarão muitas notas de euro no cofre e não hesitarão em levar tudo.
– É tudo dinheiro que foi roubado da Império! Agora vai voltar para o dono – concluirá o empresário.
Leia também:
* Resumo da novela Império – 23/02 a 28/02
* Resumo da novela Império – 02/03 a 07/03